sábado, 10 de dezembro de 2011

Câmara técnica discute aeroporto

Júlia Guimarães
O Estado deu ontem mais um importante passo para a viabilização do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. O Governo informou, oficialmente, que o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana terá uma Câmara Temática Especial para discutir a implantação do empreendimento. Isso quer dizer que os debates sobre o projeto deverão ser abertos a todos os prefeitos dos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo, incluindo o de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Os detalhes sobre a formação da futura câmara deverão ser discutidos na manhã de terça-feira, durante a próxima reunião do Conselho, prevista para ocorrer no Memorial da América Latina, na Capital.


A criação da Câmara Especial pode ser considerada uma medida importante para que Mogi das Cruzes concretize o antigo pleito de receber o terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. O prefeito Marco Bertaiolli revelou nesta semana que já participou de várias reuniões com o vice-governador Afif Domingos (PSD) para tratar especialmente do tema. Porém, com debates mais claros e transparentes, envolvendo toda Região Metropolitana, a Cidade poderá acompanhar mais de perto os estudos promovidos pelo Estado e terá melhores de condições de demonstrar aos outros 38 municípios todas as vantagens que possui para recebimento do empreendimento.


O próprio Bertaiolli afirmou, em várias oportunidades, antes mesmo da criação da câmara especial, que em momento oportuno defenderia a Cidade, junto ao Conselho, como candidata para receber o projeto. O Município, aliás, já é cotado pelo Estado para construção do terceiro aeroporto, conforme revelado por Afif no início desta semana em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião, o vice-governador revelou inclusive que o Governo já possui planos avançados para viabilização de uma Parceria Público Privada, que prevê a construção do novo terminal e a concessão de todos os 30 aeroportos estaduais espalhados pelo Interior do Estado. Mogi das Cruzes sai na frente com terrenos disponíveis no Taboão, fora da área de interferência com outros aeroportos e com condições climáticas favoráveis.


A criação da Câmara Especial para discussão do terceiro aeroporto da RMSP foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, por meio de nota oficial encaminhada à Imprensa. O texto informa que na reunião do dia 13, os prefeitos conhecerão com detalhes as definições dos workshops realizados em cinco cidades diferentes da RMSP para debater com a sociedade a criação de Conselhos Consultivos e das Câmaras Temáticas e Especiais. Mogi das Cruzes recebeu um dos eventos, que foi realizado no último dia 25, com a presença do secretário Edson Aparecido.


Depois dos workshops, a Secretaria decidiu pela criação da Câmara Temática Especial do terceiro aeroporto, além de outras quatro que terão como temas Drogas, Saneamento e Lixo, Poluição e Mobilidade. A Assessoria de Imprensa da Pasta esclareceu ainda que não deverá haver discussões paralelas sobre os temas. A intenção é que todos os prefeitos façam debates conjuntos e participem das câmaras. Os trabalhos deverão ser conduzidos pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que é o presidente do Conselho.


Fonte:O Diário de Mogi