quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fórum Distrital terá novo prédio

MARA FLÔRES E SABRINA PACCA
O Fórum de Braz Cubas não será mais reformado, como a Secretaria de Estado da Justiça, por meio da secretária Eloisa de Sousa Arruda, e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) haviam divulgado, em diversas oportunidades. O local, na verdade, terá um prédio novo que será construído, provavelmente, na Avenida Valentina Mello Freire Borenstein, mais especificamente na área da antiga Placo, que foi devolvida para o Município.


Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria, o próprio prefeito já apresentou o terreno para doação e o espaço foi, inclusive, vistoriado pelo centro de engenharia da Pasta, aguardando, apenas, o laudo planialtimétrico para sua aprovação.


A Secretaria explicou que a mudança de planos ocorreu porque "considerando que a reforma do prédio, para ampliação, iria gerar custos com a verificação do estado da construção, ou seja, com o laudo estrutural, além do prazo muito longo para as obras, de nove meses, e, considerando, ainda, que a área disponível para a reforma não contemplaria a instalação de novas varas, de comum acordo com a Prefeitura, fez-se a opção pela construção de um novo fórum".


A reportagem de O Diário só obteve essa informação porque cobrou um posicionamento do Estado quanto ao prazo para a abertura da licitação da, até então, reforma. Do contrário, a notícia iria ser mantida em sigilo, por tempo indeterminado.


A nota oficial da Pasta diz, ainda, que após a aprovação da área que Bertaiolli colocou à disposição, serão iniciadas as providências para a formalização da doação e início do processo de contratação da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) para apresentação das pastas técnicas e, depois, da licitação para contratação de uma construtora. "A opção pela construção de novo prédio foi o modo mais rápido e econômico de resolver o problema", diz o Estado, destacando que a obra continua sendo prioritária para a Secretaria de Justiça.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) confirmou que a decisão pela construção de um outro Fórum foi fundamentada no fato de que a estrutura atual, mesmo após reformada, não ficaria 100% e, principalmente, não possibilitaria as futuras ampliações necessárias para a criação de novas varas judiciais.


Diante disso, de acordo com ele, a secretária Eloísa, em comum acordo com o Município, decidiu que o melhor será a construção de um novo prédio, numa área doada pela Cidade. "Será uma estrutura moderna e apropriada para atender a população e os profissionais do Judiciário. Além disso, terá uma sala de júri que o Fórum de Braz Cubas hoje não tem", ressaltou Bertaiolli, que planejava divulgar a novidade só daqui a alguns dias.


A área apresentada pelo Município para a Secretaria de Justiça tem 10 mil metros quadrados e corresponde ao terreno que a Prefeitura retomou, no início deste ano, da Placo do Brasil, nas margens da Via Perimetral, próximo ao Parque Leon Feffer. Segundo o prefeito, nos próximos dias o Estado deverá "bater o martelo" sobre a aceitação do imóvel, já devidamente vistoriado pelos técnicos. Após isso, ele remeterá o projeto de doação de área para o Legislativo aprovar.


"A secretária Eloísa quer construir e colocar o novo Fórum para funcionar ainda em 2012", afirmou Bertaiolli.


Com a construção do Fórum em outro endereço, o prédio que atualmente abriga a unidade judiciária ficará disponível para uso do Município. O prefeito disse que ainda não pensou no que vai implantar no local, mas destacou a localização estratégica do imóvel, em frente ao futuro Hospital de Braz Cubas.


Fonte:O Diário de Mogi