quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aterro Anaconda recebe lixo de mais quatro cidades

Ariane Noronha 
Da Reportagem Local
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Santa Isabel que Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos encaminham parte dos resíduos para o aterro sanitário Anaconda Ambiental Empreendimentos. O despejo faz com que ultrapasse a capacidade permitida do local de até 500 toneladas por dia. Após a liberação, a área está recebendo pelo menos 980 toneladas diariamente. Isto porque as quatro cidades têm permissão para depositar juntas 480 toneladas por dia. O prazo da autorização destes municípios termina no próximo dia 30. 
Estas cidades depositam o restante dos resíduos produzidos pelo município no aterro sanitário CDR Pedreira, em São Paulo. Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Cetesb, após o dia 30, todo o lixo destas localidades será encaminhado para somente para o CDR. 
Santa Isabel já recebe os resíduos domiciliares destes quatro municípios desde abril deste ano, segundo a Cetesb. No entanto, a informação inicial era de que apenas Mogi das Cruzes, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim enviavam o lixo para o Anaconda e que os demais municípios mandavam tudo para o CDR. 
O presidente do Comdema de Santa Isabel, Valmir dos Santos, não está satisfeito com o retorno dado pela Cetesb quanto à atual situação do Anaconda. Para ele, a cidade está sendo muito prejudicada com a grande transição de caminhões das oito cidades e com a quantidade de resíduos no aterro.


Fonte:Mogi News