quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Chacareiros Regularização atende 48 famílias

Com fim deste caso, caminho está aberto para que outras glebas também possam ser desapropriadas em Mogi
Divulgação

Primeiras famílias conquistaram terras; drama durou duas décadas
Uma solenidade marcou ontem a imissão de posse da Fazenda Vargem do Rio Jundiaí, localizado no distrito de Jundiapeba, para a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de São Paulo. O evento aconteceu na sede da Associação Fazenda da Várzea do Rio Jundiaí, e contou com a presença do superintendente do Incra-SP, José Giacomo Bacarin, do diretor de Obtenção de Terras do Incra, Synésio Sapucahy, o presidente da Associação de Produtores Rurais da Fazenda Vargem do Rio Jundiaí, Iran Paulo da Silva, do advogado dos chacareiros, Carlos Zambotto, do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), outros políticos e produtores rurais. 
Com a regularização fundiária de 131,25 hectares, que pertencia ao empresário Jacob Lopes, estes são os primeiros chacareiros assentados em Mogi das Cruzes. Há duas décadas os produtores rurais enfrentavam problemas para regularização das glebas, inclusive sofrendo ações de despejo. 
Gondim acredita que regularização desta área abrirá precedente para que outras glebas também possam ser desapropriadas e, assim, regularizar a situação de famílias de outra região. "Faltam ainda mais de 344 produtores rurais conseguirem a posse da terra. A luta continua e estaremos juntos", disse. O superintendente do Incra-SP, José Giacomo Bacarin, parabenizou as famílias e os produtores rurais pela conquista. 
A ação do Incra teve início em 2008, após um acordo judicial para evitar a execução das ações de despejo contra os chacareiros. Durante este tempo, o órgão federal realizou um levantamento topográfico da área e fez a identificação de todos os moradores da Fazenda e suas atividades. A vistoria do imóvel aconteceu entre junho e julho de 2009, sendo a área decretada de interesse social pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 24 de junho do ano passado.


Fonte:Mogi News