quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Em alta

Divulgação



A recepção de Mogi como boa anfitriã dos 75º Jogos Abertos do Interior, que seguem até sábado, dia 19, serviu para deixar em alta e em evidência o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães, e a boa estrutura armada para receber os atletas e os eventos esportivos.


Milton Neves
Até o jornalista Milton Neves, que comanda o Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, relembrou, no programa deste final de semana, a trajetória profissional de Nilo como excelente jogador de basquete, além de comentar a competição que está sendo realizada no município. 


Pratas da casa
Durante o programa, Milton Neves também chegou a perguntar sobre a relação do atacante Neymar com a cidade, já que o atleta nasceu em Mogi. Na entrevista, Nilo afirmou que Neymar permaneceu pouco tempo aqui, mas o suficiente para o município se orgulhar do atleta reconhecido mundialmente. Mogi das Cruzes foi lembrada como a cidade que revelou dois talentos: Nilo Guimarães, também mogiano, e o talentoso Neymar. 


Público recorde
Pela estimativa da administração municipal, Mogi recebeu público expressivo de 150 mil pessoas durante o período de uma semana dos Jogos Abertos. A cidade tem 34 arenas, os locais de competições, espalhados pelos vários pontos do município.


Alto nível
Mogi se revelou na modalidade de xadrez com atletas de alto nível, já que disputou com cidades que trouxeram nomes de projeção internacional. Dois cubanos e um russo participaram das competições no município e mesmo assim os mogianos conseguiram vencer e dar um xeque-mate neles.


Exército
Mil e quinhentos: este é o número de servidores municipais de Mogi envolvidos diretamente no atendimento e no trabalho dos Jogos Abertos. São merendeiras, guardas municipais e todo o pessoal de apoio de diversas secretarias. Um verdadeiro batalhão.


Sede de novo
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) tomou como elogio o fato de Mogi ser cogitada para voltar a ser sede dos Jogos Abertos em 2013. Para o ano que vem, a cidade escolhida é Bauru, mas o prazo para as prefeituras se candidatarem para 2013 terminou no último domingo e nenhum município se inscreveu. 


Nova gestão
Nem Mogi se interessou, a princípio, segundo Bertaiolli, por até lá já ter terminado a atual administração municipal. O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes, deverá voltar neste sábado a Mogi para a cerimônia de encerramento dos Jogos Abertos. Depois, o prefeito participará em São Paulo de outro encerramento, quando entregará a bandeira dos jogos para a próxima cidade que sediará as competições.


Diplomas
No dia 24 deste mês, outra cerimônia será realizada: a de encerramento dos Abertos. Mas esta será só da Prefeitura, no Cemforpe, para a entrega de diplomas aos atletas e servidores participantes. 
Divulgação





Uso da água
O deputado federal Junji Abe (PSD) vai participar hoje de um encontro, às 17 horas, no Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, para discutir sobre a outorga do uso da água. 


Financiamento
A ideia é reunir produtores rurais da região para explicar o processo de obtenção da outorga, que é obrigatória e faz parte dos documentos necessários para requisitar financiamento agrícola. Representantes do sindicato também vão participar da reunião.


Se a moda pega...
A Prefeitura de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, terá de indenizar quatro moradores que tiveram a residência alagada pelo transbordamento do Arroio José Joaquim, em outubro de 2000. Cada morador receberá R$ 10 mil, por danos morais, além do ressarcimento material. O valor é para compensar os prejuízos provocados pelas águas. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


Danos morais
Os autores e a municipalidade recorreram da decisão do juiz Rogério Delatorre, que reconheceu os danos materiais e arbitrou o valor dos danos morais em R$ 7 mil para cada morador. O município sustentou que não poderia ser responsabilizado pelos prejuízos, que foram causados pelas fortes chuvas ocorridas naquele ano. E garantiu não ter sido comprovada sua culpa no evento, nem os danos materiais sofridos.


Prevenção das enchentes
O relator do caso, desembargador Leonel Pires Ohlweiler, afirmou que não se pode responsabilizar a administração pública diretamente pela ocorrência de fortes chuvas, com ressalvas. 




Omissão
"No entanto, a responsabilidade do ente público consiste na omissão administrativa quanto à realização das obras necessárias à prevenção, diminuição ou atenuação dos efeitos decorrentes das enchentes de águas públicas, ainda que verificadas fortes e contínuas chuvas", atestou.




Perda
O motorista Oscarlino Pinto, muito conhecido por jornalistas que costumavam encontrar com ele nas pautas, morreu ontem, vítima de complicações renais. O velório foi em Brás Cubas e o enterro no cemitério São Salvador. Ele deixou esposa e filhos. Seu Oscar, como era mais conhecido, fazia hemodiálise já há algum tempo.


Fonte:Mogi News