quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bueiros ecológicos são testados em São Paulo

Após os recentes dias de chuva do atual período de primavera-verão, a Prefeitura Municipal de São Paulo realizou a primeira manutenção dos Ecco Filtros, um novo sistema utilizado para coleta de resíduos sólidos urbanos, que está sendo testado em bueiros do Bairro de Pinheiros, na Zona Oeste da Capital. Implantados pela empresa Ecco Sustentável, os filtros compõem-se de caixas semelhantes a engradados, com perfurações nas laterais e nos fundos, que são instaladas junto a bueiros ou a bocas-de- lobo, sob as calçadas, para receber as águas pluviais das vias públicas. O objetivo das caixas é dar passagem à água das chuvas e reter toda espécie de detrito que seja conduzido até os bueiros, como papéis, folhas e pequenos galhos de árvores, garrafas pet, pontas de cigarros e outros tipos de entulhos que acabam por entupir as redes de água. O idealizador do projeto e diretor da Ecco Filtros, Carlos Chiaradia, garante que o sistema atualmente adotado na maioria das cidades, Mogi inclusive, torna extremamente caro o sistema de limpeza desses locais, além de ser ineficiente e gerador de entupimentos, mau cheiro, doenças para população e dificuldades para a gestão, sem contar a poluição de rios e córregos. Chiaradia está prevendo a implantação em cada equipamento de um dispositivo que avisará uma central quando o bueiro atingir 80% de sua capacidade. Um trabalho que chegava a demorar meia hora, se não ocorressem complicações, como entupimentos, passou a ser feito em cinco minutos. Só em São Paulo, cada subprefeitura tem, em média 15 mil bueiros e bocas-de-lobo para administrar, com gasto médio de R$ 150 mil. Em todo o País há três tipos comuns de bueiros: caixa com grelha, boca-de-lobo e sistema combinado.


E os guardas?


O retorno de Bertioga antecipado para a manhã do feriado chuvoso logo provocou congestionamentos nos trechos mais movimentados da Avenida Perimetral, entre a Mogi-Bertioga e Braz Cubas. Mais uma vez, a fiscalização não apareceu e o trânsito que poderia fluir mais rapidamente acabou emperrado. Como em outros feriados.




Aeroporto


A visita de diretores da Anac e da Secretaria de Aviação Civil ao Taboão, em Mogi, poderia ser um importante passo para colocar a Cidade na rota do terceiro aeroporto metropolitano da Capital. Desafio para os deputados federais do Alo Tietê, que pouco ou nada fizeram em favor do pleito do Município pelo empreendimento, capaz de modificar positivamente o futuro de todo o Alto Tietê.


Candidato


O engenheiro Orlando Pozzani é um dos mais cotados para voltar a concorrer ao cargo de presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi, na eleição para diretoria, em dezembro, que irá suceder a atual, comandada por Nelson Bettoi Batalha Neto.


Cidadania


Amanhã, na Câmara Municipal, será a vez de o empresário paulistano Jaime da Silva Oliveira, proprietário da Destaque Fiat, receber o título de Cidadão Mogiano. O grupo empresarial comandado por ele na Cidade há 18 anos oferece 400 empregos diretos e outros 100 indiretos.


Fonte:O Diário de Mogi