quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A BATALHA DO BEM COM O MAL CONTINUA. E CADA VEZ MOGI MAIS UNIDA.

MOGI NEWS


Mogi


Matéria publicada em 17/11/11
Aterro
Audiência do lixão da Queiroz Galvão já pode ser agendada
Basta que a empreiteira solicite uma data à Secretaria de Estado do Meio Ambiente para que evento ocorra
Bras Santos
De Mogi
Mauricio Sumiya


Taboão: Empreiteira quer instalar lixão no distrito industrial
A Secretaria do Estado do Meio Ambiente informou ontem que a audiência pública para apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do aterro sanitário que a empreiteira Queiroz Galvão quer instalar no distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes, será marcada assim que a empreendedora ou mesmo um órgão público requisitar uma data no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).


A audiência, que chegou a ser marcada para setembro último, foi suspensa pelo secretário estadual Bruno Covas a pedido da Prefeitura de Mogi após a entrega do relatório elaborado pelo grupo Falcão Bauer (contratada pela prefeitura por R$ 79 mil) com argumentos técnicos que inviabilizariam a implantação do aterro de lixo.


A Secretaria Ambiental esclareceu que o documento de mais de 70 páginas recebeu tratamento protocolar e foi anexado ao processo de licenciamento do empreendimento. O parecer oficial da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) só será dado depois da audiência pública, segundo a assessoria de imprensa do secretário estadual Bruno Covas. O setor de comunicação não informou textualmente se o documento da Falcão Bauer já foi integralmente analisado, mas ressaltou que ele não está influenciando no andamento do processo de licenciamento e nem servirá de empecilho para a realização da audiência pública. 


Confiança
Na manhã de ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) manifestou a sua confiança nas informações prestadas recentemente pelo secretário Bruno Covas: de que Mogi poderia receber até o final de 2011 um parecer oficial da Secretaria do Meio Ambiente sobre o documento elaborado pela Falcão Bauer.




Queiroz Galvão
O DAT encaminhou e-mail à assessoria de imprensa da empreiteira Queiroz Galvão com perguntas sobre a marcação de uma nova data para a audiência pública. Até o fechamento dessa edição a assessoria não se manifestou.

Fonte: Gustavo Ferreira Ferreira