quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Governo investe em ferrovias e se esquece da extensão de Mogi

Deputado André do Prado (PR-SP)
Ao ter o seu limite de endividamento elevado em mais R$ 6 bilhões, o Estado de São Paulo decidiu investir R$ 19 bilhões em novas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cujas licitações deverão acontecer em 2012. Há pelo menos sete projetos que deverão merecer atenção especial do governo: a extensão da linha 9 – Esmeralda (Osasco-Grajaú) em 4,5 km até Varginha, na Zona Sul de São Paulo; uma ligação até Alphaville com 10 km; trens expressos para ABC (25,2 km) e Jundiaí (47 km); assim como os trens regionais para Santos (72 km de trilhos) e Sorocaba (90 km) e o trem para Guarulhos (11 km de extensão), destinado a servir ao Aeroporto Internacional de Cumbica. A decisão do governo paulista de investir nos trilhos é realmente louvável sob todos os aspectos, pois livrará muita gente das estradas superlotadas de períodos como este feriado prolongado, verdadeiro teste para a paciência de motoristas que ficaram presos em quilométricos congestionamentos. O que não se justifica é o fato de a Região do Alto Tietê ter ficado de fora desses investimentos. Afinal, não custaria muito ao Estado, por exemplo, a extensão do percurso dos trens da CPTM que servem à Região até o Distrito de César de Souza, uma antiga reivindicação da comunidade mogiana. Seriam, no máximo, 5 km de vias praticamente prontas para receber uma segunda linha, eletrificação e uma estação, que seria construída antes da passagem sobre Avenida Ricieri José Marcatto. Seria interessante que o presidente da CPTM, Mário Bandeira, explicasse os motivos de tanto descaso com Mogi e seus habitantes que, há tempos, vêm se movimentando para conquistar a obra. Com a palavra, aqueles que deveriam estar cobrando o governo para que este projeto vingue: os nossos deputados estaduais, Gondim Teixeira (PPS), José Cândido (PT), Heroilma Tavares (PTB), André do Prado (PR) e o líder do DEM, Estevam Galvão.


Candidatíssimo


Causou surpresa na Cidade a anunciada candidatura de Daniel Vieira Maciel, o "Tatu", a vereador nas próximas eleições pelo PPS. Pessoa muito conhecida em Mogi, Daniel decidiu ingressar na política, depois de haver rejeitado convite que lhe foi feito há mais de uma década, pelo PMDB. "Na época, não gostava de política; hoje a história é outra", disse ele, otimista.


Veto


A Câmara de Mogi poderá votar, finalmente, na sessão de hoje, o veto do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) às mudanças na Lei do Silêncio promovidas por iniciativa de vereadores. Tiveram tempo suficiente para avaliar a reação negativa da comunidade às alterações que poderão tornar a legislação contra o barulho praticamente inócua no Município.


Real Park


Quase três meses após o arrastão que assustou o Real Park, moradores ainda esperam providências que venham a fazer diferença para a segurança no condomínio de luxo. Muitos acham que as medidas anunciadas ficaram abaixo das expectativas dos habitantes do local.


Placas


Elas ainda não têm data oficial para começar. No entanto, duas enormes placas continuam indicando, na Vila Industrial e Jundiapeba, as obras dos viadutos sobre os trilhos da CPTM, prometidos para o início deste semestre, mas sustados por conta de denúncias que envolveram sua principal fonte financiadora, o Ministério dos Transportes, chegando a causar a queda do ministro Alfredo Nascimento (PR)




 Fonte:O Diário de Mogi