quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Efetivo Mogi das Cruzes tem 200 policiais a menos em comparação com Suzano

De acordo com dados do Comando da PM há uma diferença "técnica" de 200 homens entre os batalhões
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Na prática, déficit pode ser ainda maior, pois há policiais em licença médica, que foram transferidos, estão aposentados ou afastados
Dos cerca de 1,7 mil policiais militares utilizados pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12) para o trabalho preventivo e ostensivo de combate ao crime no Alto Tietê, apenas 500 atendem ao 17º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança dos moradores de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, enquanto cerca de 700 policiais atuam no 32º Batalhão (Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá), e outros 500 no 35º BPM de Itaquaquecetuba. 
Os dados são do Comando da Polícia Militar e foram fornecidos aos Mogi News por oficiais da reserva, próximos do comando-geral da corporação. Há uma diferença "técnica" de 200 homens entre o 17º BPM de Mogi e o 32º BPM de Suzano e que poderia ser justificada pela quantidade de população atendida. Quem atua na região de Mogi, que abrange também Guararema, Biritiba e Salesópolis, precisa responder pela segurança de 457.833 pessoas. Já os policiais de Suzano, que inclui também Ferraz e Poá, precisam combater o crime e preservar 536.799 pessoas. 
O índice populacional é um dos itens utilizados pela Polícia Militar para distribuir o efetivo. Há, ainda, estudos sobre a criminalidade, registro de boletins de ocorrência e população flutuante, dentre outros.


Entretanto, segundo apurou a reportagem, na prática, a região de Mogi conta com apenas 350 homens nas ruas, dos quais, apenas 74 para atender os municípios de Guararema, Salesópolis e Biritiba. Os 150 restantes representam policiais em licença médica, aposentados, remanejados para outros batalhões e até afastados da corporação por desvio de conduta, mas que nunca tiveram as vagas repostas pelo comando da PM. 
Com mais de 30 anos de serviços prestados à corporação e recentemente aposentado, o ex-comandante do 17º BPM/M, tenente-coronel Paulo Roberto Madureira Sales, confirma os dados, indicando uma redução drástica do efetivo de Mogi e a grande diferença de policiais se comparado a Suzano. "Mogi tem um déficit de 20% a 25% no quadro de policiais", revela. 
Segundo ele, vários pedidos de reposição e de envio de novos PMs foram feitos ao comando da corporação, de forma que a tropa de Mogi atingisse o efetivo de, ao menos, 700 policiais. Para Sales, a promessa de 70 policiais para a região, feita recentemente pelo comandante-geral Álvaro Camilo a prefeitos do Alto Tietê, em pouco vai resolver o problema de déficit de policiais, especialmente em Mogi que terá apenas 29 homens.


Fonte:Mogi News