quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em mogi A cada 4 horas um idoso é agredido

Dados se referem a registros na cidade de Mogi, que tem uma média de cinco denúncias por dia de maus-tratos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Nauata: "Mais denúncias"
A cada quatro horas ao menos um idoso é vítima de maus- tratos em Mogi, seja por agressão verbal, física e até ameaças. A informação é da gestora do Centro de Referência do Idoso de Mogi das Cruzes (Cerim), Alessandra Leite de Souza. De acordo com ela, que responde pelo atendimento social, médico e assistência jurídica aos idosos, são em média cinco denúncias por dia de maus-tratos a pessoas acima dos 60 anos de idade. 
Todos os casos são investigados pela instituição e, mais de 90%, segundo Alessandra, têm envolvimento de parentes com problemas de álcool ou drogas. Apesar de confirmada as denúncias, ela conta que são raros os casos em que o denunciante é a própria vítima. 
"Muitos idosos sentem vergonha ou até mesmo medo de admitir que apanham dos seus filhos ou netos. Eles justificam as ameaças ou agressões dos parentes como algo momentâneo e passageiro. O que, na verdade, não é", conta. "Das denúncias que chegam ao Cerim, a maioria é feita por vizinhos ou conhecidos das vítimas. Ou seja, infelizmente, o número de idosos agredidos por dia pode ser ainda maior", afirma Alessandra. 
O delegado regional da delegacia do Idoso, Nelson Nauata, tem o mesmo posicionamento. Desde janeiro até outubro, ele conta que a unidade já registrou 160 ocorrências de maus-tratos e mais de 60 inquéritos foram instaurados, sendo que a maior incidência dos registros é de ameaças, diversos tipos de injúrias, privação de alimentação em caso de idosos dependentes e maus-tratos, que podem ser por lesões corporais, abusos financeiros e até inacessibilidade em necessidades básicas. 


Direitos
Na avaliação do delegado, houve um crescimento considerável das denúncias, em razão da maior consciência dos idosos de seus direitos. "Ainda assim, não tivemos casos de flagrante de violência doméstica neste ano, mas uma prisão de um filho que não respeitou a medida protetiva (decisão judicial para mantê-lo afastado dos pais). A lei está sendo aplicada", destaca. O número de ocorrências registradas na delegacia especializada, durante o ano de 2010, não foi fornecido. 
Ainda assim, a conselheira municipal do Idoso, Juraci Fernandes de Almeida, acredita que o número de ocorrências registradas, ainda que alarmante, não corresponde à realidade vivenciada pelas vítimas de maus-tratos. "Esta estimativa está muito aquém da realidade. O município não tem estrutura para atender à demanda e, por isso, a quantidade registrada é mais baixa do que a real", diz a conselheira. 
As denúncias podem ser feitas pessoalmente na Delegacia do Idoso, na avenida Carlos Ferreira Lopes, 540, no Mogilar, ou pelos telefones 181 (Disque-Denúncia) e 4790-2818 (delegacia). As denúncias são sigilosas e o denunciante tem direito à ligação anônima.


Fonte:Mogi News