domingo, 28 de agosto de 2011

Acessibilidade Mogi terá centro de paradesporto

Governo estadual e Prefeitura se unirão para viabilizar o projeto, que deve ser inaugurado em setembro de 2012
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Bertaiolli (à dir), Linamara e o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas,vistoriaram as obras da AACD na manhã de ontem
O governo estadual vai construir, por meio de um convênio com a Prefeitura, um centro de paradesporto em Mogi das Cruzes, nas proximidades da futura sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O anúncio foi feito durante a 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na sede da Associação dos Servidores Municipais, no Socorro.


Caberá à administração municipal encontrar o terreno e elaborar o projeto de construção de um ginásio totalmente voltado para o paradesporto. O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) já adiantou que há terrenos públicos em regiões próximas à AACD, que podem ser destinados ao projeto. 
O governo estadual vai repassar a verba necessária, estimada inicialmente em cerca de R$ 2 milhões. Após a conclusão das obras, o Estado deverá contratar uma organização social para fazer a gestão do centro. A expectativa é que o ginásio seja inaugurado em setembro do ano que vem. 
A unidade vai funcionar de forma integrada à Associação de Assistência à Criança Deficiente e à rede de educação do município. A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, explicou que o objetivo é estabelecer um sistema único de atendimento que garanta ao portador de deficiência a opção de escolher o esporte.


"Mogi tem uma vocação natural para o paradesporto, haja vista os atletas que nos trouxeram grandes alegrias. Com o advento do centro teremos duas vantagens: a própria formação de atletas, porque quanto mais atletas, mais cidadania, e a segunda é que o indivíduo perceberá que a reabilitação é a passagem para a cidadania. Se tivermos um equipamento social que possa motivar o paciente após a reabilitação, vamos garantir que ele mantenha sua condição funcional", avaliou.


Bertaiolli disse que Mogi tem avançado muito na questão da reabilitação: "As pessoas que passam por este processo precisam, obviamente, de equipamentos, mas, mais do que isso, necessitam de motivação e nada melhor que o esporte para exercer esta função." 
A secretária, ao lado do prefeito de Mogi das Cruzes, fez a abertura do Mc Dia Feliz, visitou as obras da AACD mogiana e, ainda, participou da 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. 
"A secretária ficou impressionada com a velocidade da construção da AACD e o objetivo é concluir os trabalhos até o fim do ano", afirmou Bertaiolli.


Fonte:Mogi News