domingo, 28 de agosto de 2011

Redes sociais Internet: jeito novo de fazer política

Políticos mogianos utilizam a rede mundial para se aproximar ainda mais de seus eleitores e discutir assuntos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Blogs de fotos e textos, contas no Twitter, Facebook, sites, canais de comunicação direta e You Tube são ferramentas cada vez mais utilizadas por políticos mogianos com a finalidade de divulgar os seus trabalhos e se aproximar dos eleitores. A Internet mudou não apenas o jeito de fazer política, mas também a participação dos eleitores no processo político e a comunicação entre os candidatos e o eleitorado.

Pela rede mundial de computadores eles divulgam os trabalhos, abordam temas relacionados ao cotidiano da cidade, falam sobre futebol, culinária, novela, enfim, há uma liberdade nunca antes vista. Temas que podem ficar de fora da cobertura dos jornais, rádio e TV aparecem na rede e ampliam o debate, especialmente de questões de interesse local. Alguns tópicos podem pautar os meios de comunicação. Um assunto com grande repercussão pode até mudar a agenda do parlamentar ou chefe do Executivo.

E não é só o político que conquistou vantagens. O eleitor passou a ter o direito de debater com o candidato, sabatiná-lo e detectar as boas intenções ou os enganos. E se acreditar nos propósitos, poderá ser um cabo eleitoral on-line e cobrar resultados se o escolhido for eleito.

A democratização foi outro aspecto que revelou a importância da Internet. Partidos pequenos conquistaram a liberdade para apresentar, entrevistar e mostrar propostas. Condições inexistentes em outras mídias, uma vez que só dispõem de poucos segundos nos horários eleitorais gratuitos. 
E o interesse cada vez maior de participar das redes sociais pode ter outra motivação. Uma recente pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que a Internet vai influenciar o resultado das urnas e o comportamento do eleitor no próximo ano. 
De acordo com o levantamento, um fato que revelou o poder da rede foi o movimento pela discussão sobre o aborto na Internet, realizado no final da campanha eleitoral do ano passado, que moldou a reta final da campanha presidencial.


Em Mogi
Na Câmara Municipal, apenas quatro parlamentares não possuem contas nas principais redes sociais (Facebook e o micro blog Twitter). Curiosamente as três mulheres: Vera Rainho (PR), Odete Souza (PDT) e Emília Letícia Rodrigues (PT do B), além do democrata Nabil Nahi Safiti. A assessoria da vereadora Emilia afirmou que providencia a criação de um blog e a inclusão dela em outros sites de relacionamento. 
Os vereadores que frequentemente utilizam o mundo virtual são os tucanos Pedro Komura e Jolindo Rennó, Carlos Evaristo (DEM), Francisco Moacir Bezerra (PPS), Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), Expedito Tobias (PR), Protássio Ribeiro Nogueira e Jean Lopes (PC do B). O comunista marcou via Twitter uma audiência com o ministro dos Esportes, Orlando Silva. O presidente da Câmara, Mauro Araújo (sem partido) só utiliza o Twitter, mas promete lançar um blog nos próximos meses. 
O perfil do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) no Facebook é uma Fan Page - específica para a divulgação de trabalhos. No micro blog ele conta com 1.861 seguidores. O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) já participava do Twitter e recentemente criou uma conta no Facebook. Contudo, o destaque da política mogiana na Internet é o deputado federal Junji Abe.

Fonte:Mogi News