domingo, 28 de agosto de 2011

Turismo em alta


As celebrações do aniversário de 451 anos de Mogi serão uma ótima oportunidade para explorar o turismo na cidade. Afinal, dos 58 eventos previstos para celebrar a data, ao menos seis atividades são de interesse nacional e reúnem dezenas de atletas e outros tantos visitantes.



Economia
A estimativa, segundo o coordenador de Turismo, Fábio Barbosa, é de que sejam injetados na economia mogiana quase R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil brutos durante a 8ª Copa Pakato, que acontecerá entre os dias 17 e 18 de setembro. Trata-se de uma modalidade de motociclismo de nível regional (campeonato paulista), nacional e internacional. "São esperados para esta competição 250 pilotos, que, somados aos integrantes de equipes e familiares atingem a marca de 600 a 700 pessoas", conta Barbosa. 


Pico do Urubu
Outras atividades que deverão atrair turistas para Mogi é o Festival de Voo Livre da Primavera, previsto para ocorrer entre 25 e 26 de setembro, no Pico do Urubu, e a Shimano Fest. Levantamento feito pela Coordenadoria de Turismo junto a visitantes na Festa do Divino apontou o Pico do Urubu como o segundo melhor "cartão de visitas" e turismo de Mogi. Em primeiro lugar ficou o Parque Centenário 


De lixo a energia
Transformar lixo em energia. Esta deve ser uma das principais discussões do seminário sobre lixo e resíduos sólidos, promovido pela Frente Parlamentar contra a implantação do aterro sanitário em Mogi, que será realizado no dia 19 de setembro, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), coordenador da Frente, esteve anteontem em Paulínia, na região de Campinas, para visita uma indústria que realiza esta prática de aproveitamento dos resíduos sólidos e ficou abismado com o que viu. 

Tiranossauro
Gondim visitou a Estre Ambiental, uma das mais importantes e inovadoras empresas do setor de gerenciamento de resíduos sólidos e detentora da máquina de origem finlandesa denominada "Tiranossauro", que faz a separação de lixo, em torno de mil toneladas de lixo por dia, para produção de resíduos em energia.


Meio Ambiente
"Este processo permite que metais pesados como chumbo, zinco e outros que poderiam poluir o meio ambiente sejam separados. Além disso, com este processo, a quantidade de resíduos destinados ao aterro é menor, o que gera maior durabilidade do aterro sanitário. Em mais ou menos 20 anos este resíduo é decomposto", explicou Pedro Stech, da empresa que gerencia o "Tiranossauro".


Antecipado I
A ministra do Meio Ambiente Izabella Mônica Vieira Teixeira antecipou, para as 11 horas da próxima quarta-feira , dia 31, a audiência com o deputado federal Junji Abe (DEM) para combater a instalação do aterro sanitário em Mogi das Cruzes. A alteração do horário da audiência, inicialmente marcada para o período da tarde do mesmo dia, foi comunicada pela assessoria de Junji Abe. O motivo seria o ajuste da agenda da ministra para atender a compromissos no Palácio do Planalto. 


Antecipado II
Em função da mudança, a assessoria do deputado mogiano antecipou também o encontro com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt: das 15h30 para as 9h30 do mesmo dia. A reunião com o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso Lisboa de Lacerda, permanece inalterada: às 15 horas também de 31 de agosto. 


Todos juntos?
Para participar das reuniões, o deputado Junji Abe convidou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (DEM), o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo, os demais vereadores mogianos e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira. Será que, pelo bem da cidade, engrossando a luta contra o lixão da Queiroz Galvão, Junji conseguirá reunir rivais políticos? 
Jorge Moraes



Escritor prodígio 
Com menos de um ano de formado, o jovem jornalista Eduardo Lyra está prestes a lançar o seu segundo livro. A obra, denominada "Jovens Falcões", é uma produção independente, com pouco mais de 120 páginas, com histórias de 11 personalidades jovens que surgiram "do nada" e hoje assumem cargos de extrema importância na sociedade.


Entrevistas
Entre as entrevistas está uma com o consultor de assuntos da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), João Felipe Scarpelini, que hoje tem 25 anos e desde os 13 quis fazer algo importante para mudar a sociedade. Também tem relatos de uma brasileira que trabalhou com Bill Gates, nos Estados Unidos, e hoje possui uma empresa de consultoria de Informática. 


Marina Silva
A primeira produção de Lyra, que durante 2010 foi repórter do jornal Diário do Alto Tietê, do Grupo Mogi News, foi "Dialogando com Lideranças", com pouco mais de 200 páginas de entrevistas com grandes pensadores, como a ex-presidenciável Marina Silva.


Fonte:Mogi News