domingo, 28 de agosto de 2011

Furacão Irene já causou 4 mortes

NOVA YORK
Quatro mortes já foram registradas nos Estados Unidos relacionadas à passagem do furacão Irene, informou a rede de televisão MSNBC em seu site ontem à noite. Na cidade de Newport News, na Virgínia, um garoto de 11 anos morreu quando uma árvore caiu devido aos fortes ventos e atingiu o apartamento onde ele estava, segundo a emissora.
As outras três mortes ocorreram na Carolina do Norte. Um homem morreu em um acidente de carro em Pitt County, outro foi vítima de um grande galho em Nash County, enquanto um terceiro homem teve um ataque cardíaco em Onslow County enquanto tentava reforçar as janelas de sua casa para a passagem do furacão, informa a MSNBC.
Um homem está desaparecido, após ter pulado ou caído no rio Cape Fear, em New Hanover, disseram autoridades a uma afiliada local da NBC.
O furacão Irene mostra força, porém não deve causar o desastre generalizado que se temia há dois dias, segundo especialistas. Apesar disso, o nordeste dos EUA deve ficar atento, advertiram. "O nordeste não pode ficar sossegado", afirmou José Miranda, da companhia de previsão de desastres Eqecat Inc. "Quando isso tudo acabar, acho que será lembrado como uma tempestade de todo o nordeste, não apenas da Carolina do Norte."
As rajadas de vento estão danificando telhados e as fortes chuvas facilitam que os vendavais derrubem árvores. Esses custos não são pequenos, porém são muito menos caros do que consertar a casa toda, disse Miranda, acrescentando que não há relatos generalizados de casas totalmente destruídas pelo furacão.
"Até agora o dano é menor que o esperado - muita falta de energia e algumas enchentes", disse E. Stuart Powell Jr., vice-presidente do Independent Insurance Agents da Carolina do Norte, ontem.
Em 1999, o furacão Floyd causou perdas de US$ 1,4 bilhão na Carolina do Norte. "Haverá muitos estragos dessa vez, mas certamente não da magnitude que vimos com Floyd", comparou Miranda.
Eletricidade
O epicentro do furacão Irene se movia pela costa do Atlântico, nos Estados Unidos, mantendo a maior parte de sua força, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). Companhias do setor energético afirmaram que mais de 862 mil consumidores estão sem eletricidade na Carolina do Norte e na Virgínia.
Às 18h (de Brasília), o NHC informou que Irene estava com ventos máximos sustentados de 128 quilômetros por hora, um pouco mais fraco que no comunicado anterior, que registrava ventos de 136 quilômetros por hora. O furacão estava 80 quilômetros a su-sudeste de Norfolk, na Virgínia, e a 550 quilômetros da cidade de Nova York. Foi retirado um alerta de furacão para a área ao sul de Cape Fear, na Carolina do Norte.
A tempestade manterá força de furacão ou estará perto disso enquanto se move rumo à New England, afirmou o NHC. Até agora, o furacão já deixou mais de 862 mil consumidores sem eletricidade, informaram companhias ontem. A Dominion Resources contabilizou no período da tarde mais de 584 mil de seus clientes sem energia, no sudeste da Virgínia e na Carolina do Norte.
A Progress Energy informou sobre 278 mil pessoas sem energia, sobretudo na Carolina do Norte.
Canadá
Meteorologistas informaram que um alerta de tempestade tropical foi emitido para partes do norte do Canadá, na fronteira com os Estados Unidos, enquanto o furacão Irene se move para o norte. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA afirmou que o alerta foi expandido e vale de Fort Lawrence até Porters Lake, na província canadense de Nova Scotia.
Irene mantinha sua força e se movia pela Carolina do Norte em direção a Norfolk, na Virgínia. A velocidade do fenômeno era de 136 quilômetros por hora. O furacão estava 153 quilômetros ao sul de Norfolk, porém já causava fortes chuvas e rajadas de vento no sudeste da Virgínia.

Fonte:O Diário de Mogi