sábado, 10 de março de 2012

Selecionados Agricultores terão orientação sobre agrotóxicos


Produtores rurais mogianos participarão de programa nacional de conscientização sobre o uso dos insumos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Produtores rurais mogianos receberão instruções sobre como usar os agrotóxicos da forma certa
Mogi das Cruzes foi um dos municípios selecionados para participar do Cultivida, um programa nacional de educação e conscientização de produtores rurais para o uso adequado dos agrotóxicos. A iniciativa é desenvolvida pela empresa Ihara, que tem sede Sorocaba, interior de São Paulo, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A companhia que fabrica defensivos agrícolas vai investir R$ 2,8 milhões no projeto, que terá duração de cinco anos.


Cerca de 600 agricultores mogianos deverão ser beneficiados. O programa será desenvolvido em várias etapas. Inicialmente, será oferecido treinamento aos agentes públicos de saúde para que eles possam diagnosticar e tratar casos de intoxicação. Em seguida, serão desenvolvidas ações culturais, como peças de teatro. Durante um dia de evento, a ser realizado em um bairro da região rural do município, as famílias receberão informações sobre a aplicação correta dos insumos e o uso de equipamentos de proteção. Crianças e mulheres terão atividades especiais.


Reuniões com líderes comunitários, que terão treinamento para se tornarem multiplicadores do programa, também fazem parte do cronograma de ações. A empresa ainda oferecerá uma espécie de consultoria gratuita, com a finalidade de oferecer um diagnóstico correto sobre eventuais problemas apresentados pelos agricultores. As famílias não precisarão se inscrever. Será necessário apenas comparecer ao evento e participar das apresentações.


2013
O projeto deverá chegar à cidade no primeiro semestre de 2013. Neste ano, ele vai priorizar a atuação nas regiões Nordeste e Sul do País e atingirá, no fim deste ano, Minas Gerais e Mato Grosso. No ano que vem, desembarca no Sudeste e Mogi será uma das primeiras a receber a iniciativa. Cerca de 200 municípios brasileiros receberão o programa.


Um dos responsáveis pela elaboração do Cultivida, o engenheiro agrônomo e gerente da Ihara, Rodrigo Naime Salvador, explicou os motivos que levaram à seleção de Mogi. "O município apresenta dois dos três critérios estabelecidos: o grande número de pequenos produtores de hortaliças e ser uma cidade com grande potencial agrícola", revelou. "O critério que a fez ficar de fora do programa neste ano é justamente o fato de apresentar poucas ocorrências de intoxicação por agrotóxico. O Nordeste e o Sul são os campeões de casos e, por isso, iniciaremos os trabalhos nestas duas regiões", explicou.


Unidade móvel
O evento principal será somente em 2013, mas, ainda neste ano, a unidade móvel, uma van que funciona como minilaboratório do Cultivida, começa a visitar os agricultores mogianos. "Um técnico da Ihara vai conversar com as famílias para identificar possíveis problemas na lavoura, como fungos nas folhas, e o que poderá ser feito para amenizar as perdas. Ele também dará início à conscientização sobre o uso dos agrotóxicos", adiantou Naime.


Fonte:Mogi News