sábado, 10 de março de 2012

Mogi prepara a nova Perimetral


Júlia Guimarães
A primeira etapa da canalização do Córrego dos Canudos, no distrito de Braz Cubas, será inaugurada no mês de maio com uma grande corrida de rua. Durante o mesmo evento, ainda sem data definida, também deverão ser oficialmente iniciadas as obras da segunda e da terceira fases do projeto. Os serviços serão realizados ao longo de 6 km, em um investimento total de aproximadamente R$ 78 milhões. Quando for concluída, a obra se tornará a nova Avenida Perimetral de Mogi das Cruzes, permitindo a ligação das avenidas SP-66 (Mogi-Suzano) e SP-98 (Mogi-Bertioga).


A nova Perimetral será uma alternativa de acesso ao Litoral para os turistas que saem de municípios vizinhos, como Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos. Eles, assim como os mogianos que residem nos distritos de Braz Cubas e Judiapeba, não precisarão mais utilizar a avenida Henrique Perez, já extremamente saturada, para chegar à SP-98. A via também será uma nova opção para o transporte rodoviário de cargas.


"Eu entrego a primeira etapa agora em maio, entre a rotatória da Avenida Francisco Ferreira Lopes e a Avenida Japão. No mesmo dia, começa a obra da parte de cima da Vila Municipal, até sair na Mogi-Bertioga, formando uma nova Perimetral na Cidade. E nós vamos fazer uma grande corrida para a inauguração da primeira fase", disse o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) em entrevista a O Diário.


As obras dos Canudos, que incluem a total revitalização do entorno do córrego, estão divididas em quatro etapas, sendo que para três delas já há recursos garantidos. A primeira fase, já em fase final, prevê a canalização do trecho entre a SP-66 e a Avenida Japão, além da construção da margem direita da avenida (sentido Francisco Ferreira Lopes), que contará com ciclovia, pista de caminhada e Academia da Terceira Idade (ATI). Também estão sendo realizados serviços de ligação e esgotamento sanitário, além da implantação de guias e sarjetas.


A segunda e a terceira etapas da obra, estimadas em R$ 48 milhões, incluem a canalização e construção da avenida marginal do trecho entre a Avenida Japão e a Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite, no Parque Olímpico. O mesmo deverá ser feito no lado oposto, entre a Avenida Francisco Ferreira Lopes e o Rio Tietê.


Uma quarta etapa prevê a construção de um viaduto no cruzamento com a Avenida Japão, obra essencial para assegurar a fluidez do trânsito na nova Perimetral. Para a transposição, no entanto, o Município ainda não possui os recursos necessários. A obra completa deverá beneficiar um total de 70 mil famílias que vivem em mais de 10 bairros da Região.


Fonte:O Diário de Mogi