sábado, 10 de março de 2012

Educação Alunos conhecem o Parlamento Estudantil


Presidente da Câmara explicou aos estudantes da Monteiro Lobato como funciona o projeto que permite que eles vivenciem a rotina de um vereador
Divulgação

Bibo explicou às crianças do 2º ao 5º ano da Escola Monteiro Lobato, no bairro Ponte Grande, como funciona o programa
Um total de 61 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato, na Ponte Grande, receberam ontem o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. O chefe do Legislativo explicou detalhadamente às crianças como funcionará o Parlamento Estudantil 2012, que será realizado entre 11 e 15 de junho.


"A intenção da Câmara, com o Parlamento Estudantil, é envolver as crianças e os jovens com o trabalho do Legislativo. Queremos abrir mais essa questão da política e dar oportunidade para que os alunos mogianos conheçam, de fato, o que é a política, a cidadania, os direitos e os deveres de cada um", descreveu.


Para participar, segundo Bibo, o aluno deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, como está detalhado no manual que foi distribuído aos alunos. A escola analisará os trabalhos de seus alunos e escolherá um projeto por categoria. O plano vencedor deverá ser protocolado na Câmara até o dia 18 de maio. "Podem ser elaborados projetos em qualquer segmento. O aluno pode defender, por exemplo, melhorias no próprio bairro onde ele mora. Se ele apresentar uma boa proposta, poderá ter a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos vereadores", pontuou.


A diretora Anne Ivanovici elogiou a iniciativa da Câmara Municipal. "No ano passado, uma aluna nossa participou do Parlamento Estudantil e foi muito positivo. Projetos como esse são extremamente importantes, porque despertam nas crianças a cidadania e o interesse pela política", frisou.


No dia 1º de junho, será divulgado no site da Câmara (www.cmmc.sp.gov.br) os 48 vereadores estudantis selecionados. No dia 11 de junho, os alunos escolhidos participarão da diplomação no Plenário da Casa de Leis, que será conduzida por um juiz eleitoral de Mogi das Cruzes. Depois, os vereadores estudantis conhecerão as dependências do Legislativo e receberão as instruções para desempenharem com sucesso o seu mandato parlamentar.


Nos dias 12 e 13 de junho, os alunos poderão acompanhar as sessões ordinárias, realizadas a partir das 15 horas. Já no dia 14, os trabalhos terão início com a posse oficial e a eleição das mesas diretivas. Em seguida, serão realizadas as três sessões ordinárias, uma por categoria, com a discussão e a votação dos projetos de lei de todos os vereadores estudantis. No dia 15 de junho, acontece a sessão solene de encerramento.


Fonte:Mogi News