sábado, 10 de março de 2012

Akimatsuri ganha verba estadual




Segundo maior evento de tradições japonesas em todo o País, a Festa do Outono - Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, terá este ano um incentivo extra de R$ 300 mil. O recurso financeiro virá através da Secretaria Estadual de Cultura, que atendeu aos pedidos dos deputados federais Junji Abe (PSD) e Walter Ihoshi (DEM). O documento que libera o dinheiro para a entidade organizadora da festa, a Associação Cultural Bunkyo, foi assinado ontem, no gabinete do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). A festividade acontecerá no mês que vem – entre os dias 13 e 15 - e espera reunir mais de 50 mil pessoas.


Durante o evento, que contou com vários produtores rurais da Região, Junji ressaltou a importância do Akimatsuri na expansão do agronegócio. "É uma forma de perpetuação da cultura. Desta forma, fortalecemos também a pujança de Mogi das Cruzes na agricultura. Divulgamos uma de nossas principais economias para todo Estado. Mogi é um pólo nacional fortíssimo", comentou.


O deputado federal Walter Ihoshi, que envia emendas para ajudar na Festa do Akimatsuri desde 2007, ressaltou a grandiosidade do evento. "Só perde para o Festival do Japão, realizado em julho, em São Paulo, que consegue reunir quase todos representantes das colônias brasileiras", frisou.


O prefeito Marco Bertaiolli também destacou a importância dos recursos e a parceria com a TV Diário para divulgação do evento: "Estes recursos certamente irão fortalecer ainda mais a festa. Além da divulgação da pela afiliada da Rede Globo, que é extremamente importante para atrair o turismo e expandir a economia local", disse.


O presidente do Bunkyo, Kiyoji Nakayama, agradeceu os deputados pelo apoio e afirmou que, nos últimos anos, o Akimatsuri tem crescido gradativamente em organização e público. Também participaram, do anúncio das indicações vereadores e secretários municipais


Fonte:O Diário de Mogi