sábado, 10 de março de 2012

Obra Ciclovia e pista serão entregues até junho


Por enquanto, a previsão da Prefeitura de Mogi das Cruzes é de que a primeira parte da construção seja entregue entre maio e junho
Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mais uma academia foi entregue ontem na cidade. Novidade é que Mogi terá mais uma ciclovia e pista para a prática de caminhada
No fim do primeiro semestre, Mogi das Cruzes contará com mais uma ciclovia e uma pista de caminhada. A estrutura será construída ao longo do córrego dos Canudos, em Brás Cubas. O anúncio foi feito pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante a entrega da 19ª Academia da Terceira Idade (ATI), na praça Gracinda Coelho, no Jardim Universo. A primeira parte da pista contará com 2,5 quilômetros e no decorrer de sua extensão poderão ser implantadas até duas ATIs.


A ideia do prefeito é fazer a inauguração da pista com uma caminhada. Quando tudo estiver pronto, a pista e a ciclovia terão cinco quilômetros de extensão. Isso será possível quando a segunda fase das obras do córrego dos Canudos for terminada. Por enquanto, a previsão é de que a primeira parte da construção seja entregue entre maio e junho. O projeto prevê que as pistas ladeiem o córrego, que passa por um processo de canalização.


"Não há sentido fazer obras públicas que não contemplem as necessidades da população. A avenida dos Canudos é a principal obra viária em construção que vai ligar, em um primeiro momento, a Francisco Ferreira Lopes até a avenida Japão. Isso desafogará o trânsito de Brás Cubas. Em um segundo momento, sairemos da avenida Japão, cortando o Parque Olímpico, pelo córrego dos Canudos, até a avenida Maurílio de Souza Leite, que em 500 metros chega à rodovia Mogi-Bertioga", explicou Bertaiolli.


O prefeito disse que o objetivo da construção das pistas é a fazer a humanização da área. "Como o terreno do córrego dos Canudos é plano, vamos construir a pista de caminhada e a ciclovia. Não faz sentido construir novas avenidas que não contemplem as bicicletas. Ao longo destas pistas vamos colocar uma ou duas ATIs, como se fossem estações onde as pessoas possam praticar atividades físicas", esclareceu. 
Ele ressaltou ainda a valorização do distrito de Brás Cubas, que, até o fim do ano, contará também com a conclusão do prédio do hospital municipal.


A ATI do Jardim Universo contará com aulas orientadas todas as terças e quintas-feiras. A próxima academia será inaugurada na rua Thiago Silvestre Furtado, em Biritiba Ussu. Bertaiolli afirmou que as academias são muito requisitadas nos bairro. Ele contou que para atender aos pedidos, a administração municipal decidiu adquirir mais dez aparelhos.


A dona de casa Maria das Graças Almeida, de 57 anos, moradora do bairro, contou que já realizava seus exercícios na academia de Brás Cubas. "Agora ficou mais perto. Antes só fazia os exercícios no fim de semana, mas com esta ATI mais perto, vou vir todos os dias. Isso é muito importante para minha saúde", ressaltou.


Fonte:Mogi News