sábado, 10 de março de 2012

Novos serviços


Daniel Carvalho

O Hospital Luzia de Pinho Melo deverá realizar, até maio deste ano, as primeiras cirurgias de oftalmologia. O serviço, até então exclusivo da Santa Casa de Mogi, tem por objetivo atender pacientes do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que iniciou atividades no início da semana, além do próprio ambulatório do Luzia, que faz consultas eletivas e emergenciais de oftalmologia
Fluxo
No momento, segundo apurou a coluna e foi confirmado pela Secretaria de Estado, são realizados estudos de volume de pacientes a serem atendidos e tipos de procedimentos a serem disponibilizados. Acredita-se que cirurgia de catarata, de descolamento de retina, entre outras, sejam incluídas no pacote de novos serviços.


Por enquanto
A Santa Casa de Mogi, que durante anos tem sido referência para pacientes de todo o Alto Tietê, deverá continuar, por enquanto, a oferecer os serviços, por meio Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o provedor da Santa Casa, Mário Calderaro, não houve qualquer comunicado oficial do governo do Estado ou do Ministério da Saúde cancelando o serviço. A Secretaria de Saúde também garantiu, por meio, da Assessoria de Imprensa, que, a princípio, nada mudará. 
Novas instalações 
Aliás, há algumas semanas, o setor de oftalmologia da Santa Casa funciona em um novo prédio. As consultas e exames de oftalmologia agora acontecem na rua Dom Antônio Candido Alvarenga, antigo prédio da Policlínica. Lá, são seis salas para consultas, além de espaço para exames. De acordo com o provedor da Santa Casa, em média, o hospital realiza 700 consultas de oftalmologia por mês e 78 cirurgias.
Daniel Carvalho

Espera
Consultas eletivas têm uma espera de agendamento de 15 dias, enquanto as cirurgias levam de cinco a nove meses para serem agendadas, dependendo do problema. Para catarata, por exemplo, só em outubro, segundo a direção da Santa Casa. 


Fonte:Mogi News