sábado, 10 de março de 2012

Agenda Metropolitana Definidas propostas sobre meio ambiente


Além da proposta de limpeza do Tietê, o grupo definiu que é fundamental batalhar pela criação e aumento das áreas de preservação ambiental
Daniel Carvalho

A principal proposta, defendida pelos técnicos durante a reunião realizada em Mogi, foi a limpeza e o desassoreamento do rio Tietê
Representantes e técnicos da área do meio ambiente de todo o Alto Tietê participaram, na manhã de ontem, de mais uma reunião de trabalho para a formatação da agenda metropolitana. No encontro, que aconteceu no Núcleo Ambiental Ilha Marabá, eles definiram quais serão as propostas dentro dos eixos de recursos hídricos e meio ambiente que serão apresentadas, no próximo dia 30, ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e ao próprio governador, Geraldo Alckmin. 
A principal proposta, defendida por todos, foi a limpeza e o desassoreamento do rio Tietê. "Este foi realmente o principal tópico abordado na reunião. Todos concordam que precisamos da limpeza e do desassoreamento do rio, até porque todos os municípios são cortados pelo rio, então o reflexo será de fato regional", declarou a secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves. 
Além dessa proposta, o grupo definiu que é fundamental batalhar pela criação e aumento das áreas de preservação ambiental, como é o caso da própria Ilha Marabá, onde a reunião aconteceu; pela criação de parques em municípios onde já há áreas disponíveis para tal e também de alguns centros de pesquisa do meio ambiente. No caso dos parques, cidades citadas que possuem área para tal foram Arujá e Poá. Já com relação aos centros de pesquisa, a definição dos locais ficará por conta dos prefeitos das cidades envolvidas. 
"Foi uma reunião muito produtiva e conseguimos atingir nossa meta, que era fechar a lista de propostas para a área do meio ambiente. Agora vamos aguardar o dia da apresentação e a avaliação que o governo do Estado fará com relação a esses projetos. Esperamos, claro, uma análise positiva, até porque são assuntos realmente de grande importância", finalizou a secretária. 
O encontro se estendeu das 9 horas às 14h30. Estiveram presentes técnicos de todos os municípios do Alto Tietê, inclusive de Guarulhos. Esta reunião é mais uma do ciclo que está sendo realizado em todas as cidades do Alto Tietê e abrangendo também todas as áreas de interesse da gestão dos municípios.


Fonte:Mogi News