sábado, 31 de março de 2012

Segurança Pública Segurança entrega bases móveis e anuncia viaturas e reforço para IML


Cidades da região receberam ontem 11 bases comunitárias e receberam a notícia de que terão um SVO em Mogi
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Unidades móveis foram entregues ontem pelo governador Geraldo Alckmin, que esteve em Mogi
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) enviou para o Alto Tietê e Guarulhos 11 bases comunitárias móveis, sendo que sete delas serão divididas entre o 17º, o 32º, o 35º e o 31º batalhões da Polícia Militar. O secretário de Segurança, Antonio Ferreira Pinto, também anunciou, durante a reunião da Agenda Metropolitana do Alto Tietê, a entrega de 12 viaturas para a Polícia Civil, parte delas descaracterizadas, para o uso em investigações, além de reforma e ampliação da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes. Até o fim de abril, tudo isso e mais uma base comunitária devem ser entregues às cidades da região.


O investimento para a compra das sete bases que vão atender a região chega a R$ 826 mil. O 32º Batalhão de Suzano, responsável pelo policiamento de Poá e Ferraz de Vasconcelos, foi contemplado com três bases. Para o 31º Batalhão, que abrange Arujá, Santa Isabel e parte de Guarulhos, estão previstas duas unidades móveis. 
O 17º, responsável pela região de Mogi das Cruzes, recebeu uma nova base. Esta é a segunda unidade enviada para o batalhão neste ano. A primeira começou a operar em janeiro. Itaquaquecetuba também ganhou uma base móvel. Os veículos foram entregues nesta semana e já estão em funcionamento. Eles são equipados com computadores de bordo que permitem o registro de boletins de ocorrência. As bases móveis são usadas no policiamento preventivo como no comunitário e servem para facilitar e estreitar o relacionamento entre a população e a Polícia Militar. Até o fim do mês, mais uma unidade vai ser enviada para a região, mas a cidade contemplada ainda não foi definida. 
Polícia Civil
A Delegacia Seccional de Mogi recebeu uma verba de R$ 1 milhão para as obras de reforma e ampliação do prédio, que funciona na rua Olegário Paiva, no Centro Cívico. Outras informações da obra não foram divulgados, já que o delegado-seccional, João Roque Américo, não quis detalhar o projeto. A Polícia Civil vai enviar para a região 12 viaturas. Parte delas será descaracterizada para investigações policiais. A unidade também vai receber novos investigadores e escrivães em 60 dias. 


IML
De forma indireta, a Polícia Civil também vai ser beneficiada com investimentos da Secretaria de Estado da Saúde. Isso porque a cidade de Mogi deve receber o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que deve ser instalado ao lado do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, ou do Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. A unidade identifica a causa da morte em casos não identificados pelos primeiros exames periciais. São, basicamente, necropsias em vítimas de morte natural com ou sem assistência médica, emissão de laudos e pesquisa, procedimentos feitos de forma precária nas unidades do Instituto Médico-Legal (IML) da região.


Fonte:Mogi News