sábado, 31 de março de 2012

Com o papa


Divulgação

Dom Airton José dos Santos, nomeado arcebispo da Diocese de Campinas, deverá se encontrar, mais uma vez, em breve, com o papa Bento XVI. Dom Airton receberá das mãos do pontífice o pálio (pallium), um manto romano de lã, uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5 cm de largura e dois apêndices.


Poder 
Originalmente, era exclusivo dos papas, sendo depois estendido aos metropolitas e primazes, como símbolo de jurisdição delegada a eles pelo pontífice. Em outras palavras, hoje, bispos que assumem uma arquidiocese devem utilizar o pálio como símbolo de poder na província e sua comunhão com a Igreja Católica, ministério pastoral dos arcebispos e sua união com o Bispo de Roma.
Jorge Moraes

Sucessor
Após 15 de abril, quando dom Airton assumir oficialmente a arquidiocese de Campinas, caberá aos padres que fazem parte do colégio de consultores a definição de quem assumirá a Diocese de Mogi. Dos sete padres que integram o colegiado, dois têm grandes chances, em razão da larga experiência em administração diocesana e convívio com dom Airton. São os padres Claudionir Braga e João Batista Ramos Motta. Este último, inclusive, já frequenta reuniões dos preparativos para a festa do Divino Espírito Santos, em maio, entre outros eventos, substituindo dom Airton.
Outro perfil
A maior parte dos demais integrantes do colégio, padres Leandro Machado Silvestre, Antônio Carlos Fernandes, Celso Laurindo Filho, José Eduardo Ferreira e Cláudio Taciano da Silva, atua em paróquias e numa eventual saída deles para o comando da diocese seria necessário o remanejamento de outros padres. Outros párocos, por sua vez, têm maior experiência na administração do seminário. 


Fonte:Mogi News