sábado, 31 de março de 2012

Estradas: Mogi-Guararema terá terceira faixa


SP-66 receberá a ampliação entre os quilômetros 56 e 92, trecho que fica entre Mogi das Cruzes e Jacareí
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Nova faixa vai tornar a estrada mais segura e com maior fluidez para os motoristas da região
Uma das Câmaras Temáticas mais disputadas - e demoradas - na reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada durante a manhã de ontem, foi a de Transporte e Logística, encabeçada pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes.


O secretário discutiu ideias com os participantes da Câmara, mas a maior novidade ficou por conta da diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte de São Paulo (Artesp), Karla Bertocco Trindade: "Vamos fazer uma terceira faixa na SP-66, no trecho que vai do km 56 ao km 92. Será o primeiro trecho que queremos fazer e receberá R$ 44,7 milhões". Karla também anunciou a duplicação do viaduto Tancredo Neves, em Poá, além da criação de outras vias elevadas para a região. 
O transporte sob trilhos também foi assunto durante o encontro e, no fim da reunião, o secretário comentou como andam as obras para a linha-11 Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende o Alto Tietê, principalmente a construção da nova estação de Suzano. "As obras já foram retomadas e isso é irreversível, tanto para Suzano quanto para Ferraz de Vasconcelos. Só que o problema maior está em Suzano", explicou Fernandes.


Apesar de a passarela sobre a estação parecer ser o maior empecilho para o andamento da obra, o grande obstáculo está na desapropriação de quatro imóveis que rodeiam a atual estação. "Nós já conversamos com os proprietários e definimos o preço dos locais, que é o valor de mercado. O problema é que são imóveis comerciais e eles querem também uma indenização. Já a passarela deverá ser removida até o fim de abril", diz.


O secretário afirmou que isso levaria alguns anos nos tribunais, uma vez que pagar por um imóvel mais do que o valor de mercado pode acarretar em problemas com o Ministério Público. "Se fôssemos uma empresa particular, tudo bem, faríamos um acordo, mas não é assim que funciona".




Expresso Leste
De acordo com Fernandes, a vinda definitiva do Expresso Leste para a Estação Estudantes, em Mogi, só começará a ser avaliada depois de 2013: "Assim que a estação Suzano estiver recebendo o Expresso Leste regularmente, até 2013, no dia seguinte, a gente começa a pensar em como levá-lo para a Estudantes. Já até falei sobre isso com o governador (Geraldo Alckmin - PSDB). E isso deve acontecer até 2014". 
O secretário disse ainda que o projeto do Ferroanel, uma obra que deve levar todo o transporte de carga para longe das linhas comerciais, está bem-encaminhado. "O projeto está indo bem, mas isso já é uma obra do governo federal".


Fonte:Mogi News