domingo, 22 de janeiro de 2012

POÁ Mini-fusca chama atenção nas ruas


Jorge Moraes

Miniatura de modelo bem popular, o fusca, é movida a gasolina
Movido à gasolina, com motor e barulho bem parecido ao de um fusca normal. O pequeno carro feito pelo aposentado Rodinei Custódio Oliveira, de 73 anos, não chamaria tanta atenção de quem o viu trafegar na manhã de sexta-feira pela avenida Brasil, no centro de Poá, se não tivesse a forma idêntica a de um fusca, mas em modelo conversível e em miniatura. No meio de tantos carros e, inclusive, de ônibus, o "mini-fusca", ganha destaque, de tão pequeno e diferente. 
O veículo foi presente do aposentado para o filho Murilo Andrade de Oliveira, 11, que estava no banco do carona quando a reportagem do jornal Mogi News abordou o "inventor". "Ele (filho) duvidou, não acreditava que faria um veículo assim. Deu trabalho, pois levei cerca de um ano para deixá-lo prontinho. A gente, quando começa a ficar velho, quer inventar coisas", brincou Rodinei Custódio, que diz ter investido cerca de R$ 9,8 mil para montar o automóvel com as próprias mãos.


"A gente foi fazendo a diminuição e a ideia foi mesmo de encolher um fusca normal para o tamanho de uma criança. É preciso andar sempre junto com o Murilo, porque deixá-lo sozinho é perigoso. Faz um ano que colocamos para rodar o carro. É movido à gasolina e o motor é igual de um veículo normal", descreveu o aposentado.
De acordo com Rodinei, o filho ficou um ano sem ganhar qualquer presente em datas comemorativas, justamente para que o fusca pudesse ficar pronto o quanto antes. No entanto, para ele, o controle nos gastos com essas datas foi por uma boa causa. "Não dei o carro em uma data especial, mas o meu filho ficou sem presente no Dia das Crianças ou Natal. Só que eu acho que valeu a pena", disse o pai todo orgulhoso com o invento. 
Murilo achou justo ter deixado de ganhar outras coisas durante o ano para ser presenteado com um carro que, mesmo sendo miniatura, é de verdade. "Gostei muito do presente. Achei a ideia muito legal. Valeu por tudo", disse contente e sorrindo à reportagem do jornal Mogi News. (A.N.)


Fonte:Mogi News