sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mogilar, novo endereço da Diocese de Mogi


Quase 37 anos após a morte do primeiro bispo de Mogi, dom Paulo Rolim Loureiro, um projeto de sua autoria está sendo retomado na Cidade. Com a transferência da Cúria Diocesana para o Bairro do Mogilar, ocorrida nesta quarta-feira, a sua antiga sede, localizada na Rua Ipiranga, voltará a ser utilizada como Residência Episcopal, finalidade para a qual foi construída por dom Paulo, logo após assumir o cargo, em 1962. Além de servir como morada do bispo atual, o endereço também deverá abrigar religiosos em visita à Cidade e sediar reuniões do clero ou bispos, hoje realizadas na distante Fazenda Tabor, na Serra do Itapeti. A decisão de resgatar o antigo desejo de dom Paulo foi do atual bispo, dom Airton José dos Santos. Para isso, ele precisou retomar a antiga sede da Casa do Cursilho, localizada no número 248 da Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogi, ocupada até o ano passado pelo Colégio Tomás de Aquino, um estabelecimento de ensino particular, que se transferiu para a Vila Oliveira. A nova sede da Diocese tem espaço suficiente para abrigar o Centro Diocesano de Pastorais; o setor de Bens Culturais, com o Arquivo Diocesano; a Chancelaria, sob os cuidados do padre Celso Laurindo Filho, responsável pelo setor financeiro e documentos atuais; além de uma representação da Faculdade de Teologia Paulo VI, com sede no Tabor. O vigário geral, padre João Motta, também terá espaço no prédio. Detalhe: com a reativação da Residência Episcopal, dom Airton segue caminho oposto em relação a seus antecessores: dom Emílio Pignoli e dom Paulo Mascarenhas Roxo preferiram residir na Vila Oliveira.


Tropa de Elite

O ex-sargento da PM e atual vereador, Expedito Ubiratan Tobias (PR), protocolou moção a ser votada na volta do recesso, solicitando ao governador Alckmin e ao comando da Segurança Pública a instalação em Mogi de uma Companhia Elite da Força Tática junto ao CPAM-12, concentrando as guarnições de Itaquá, Suzano e Mogi. Ele já aponta o capitão Lourival Vladimir de Abreu Pereira como nome mais cotado para assumir o comando do setor.




 Investimento


A MRS Logística obteve licença junto ao Ibama para executar as obras de ampliação do pátio da empresa, localizado no Bairro São Bento, junto ao Ramal do Parateí, em Mogi das Cruzes. A autorização assinada pelo gerente de Meio Ambiente do Ibama, Fábio Morelli Vieira, dá prazo de um ano para que os serviços sejam executados.




 Daikin em César
  
A Daikin, empresa japonesa fabricante de ar-condicionado e que vai se instalar na Vila Moraes, alugou um galpão recém-construído na sede dos Armazéns Gerais de Mogi das Cruzes (AGMC) – antiga sede da Rohm -, em César de Souza, para iniciar as atividades na Cidade. A empresa deverá ficar no local pelos próximos três anos, prazo para a conclusão da fábrica junto à Rodovia Mogi-Bertioga.




 De volta
Jose A. Arraes
Após um ano sob a direção da professora Sônia Sampaio, a Associação dos Amigos do Bairro do Mogilar irá retornar ao comando de seu primeiro presidente, o ambientalista José Arraes. Os entendimentos já estão em andamento e a posse deverá acontecer em março, quando termina o mandato de Sônia.


Fonte:O Diário de Mogi