domingo, 16 de outubro de 2011

Mogi quer atrair fábrica da Volks

Alexandre Barreira

Mogi das Cruzes já se pré-candidatou e vai buscar apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para receber a nova fábrica que a Volkswagen pretende implantar no Brasil. A indústria automotiva já estaria em processo avançado de negociação com seis Estados e um deles é São Paulo. Apesar de ainda se tratar de um interesse preliminar da multinacional, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Mogi, Marcos Damásio, iniciou a ‘torcida’ para que o Estado paulista seja o escolhido pela montadora, que prevê investimentos de R$ 8,5 bilhões no País até 2016.


"Ainda não temos informações precisas sobre este assunto, mas já estamos na torcida para que o Estado de São Paulo ganhe a preferência da Volkswagen para construir uma nova fábrica no País. E se pensarmos de forma racional, Mogi das Cruzes é a melhor localização da Região Metropolitana do Estado para receber este tipo de empreendimento", destacou o secretário.


E a área a ser oferecida aos executivos da Volkswagen caso a empresa se interesse em construir uma nova unidade em São Paulo é o Distrito do Taboão, em Mogi. "É a melhor área para receber um empreendimento de tal magnitude. Além disso, está estrategicamente situado no entorno das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, fica próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e ao Litoral, com fácil acesso para os portos de Santos e São Vicente e às regiões do Vale do Paraíba e do ABC Paulista. Não vejo, no Estado de São Paulo, outro local que ofereça melhores condições estratégicas para a instalação de uma fábrica como a da Volkswagen", explicou.


Além disso, Damásio lembrou que a partir de janeiro de 2012 o Distrito do Taboão receberá investimentos para melhorar a infraestrutura oferecida às empresas interessadas. "É uma garantia dada pelo próprio prefeito Marco Aurélio Bertaiolli [PSD]. Em recente entrevista, ele declarou que o Taboão receberia investimentos para ampliar ainda mais a infraestrutura porque até o final de seu mandato, ele traria uma grande empresa para se instalar lá. Quem sabe não é a Volkswagen e ele está ‘escondendo o jogo’", disse Damásio.


O secretário garantiu que, se for necessário, vai buscar o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para pleitear a construção da unidade da montadora automotiva em Mogi. "Além da localização privilegiada, a Volks terá um verdadeiro trio de ferro como vizinhos", destacou Damásio, citando a presença da General Motors, da Kimberly Clark e da Gerdau no Taboão.


O secretário lembrou que, após o fim da chamada Guerra Fiscal, os Estados não têm muito a oferecer na concorrência para obter os investimentos de grandes empresas. "As montadoras estrangeiras têm optado em se instalar do Estado de São Paulo. Veja o exemplo da Toyota, que até se cogitou a possibilidade de vir para Mogi, mas se instalou em Sorocaba", declarou Damásio.


As demais montadoras que estão construindo unidades no Estado de São Paulo são a coreana Hyundai, com planos para se instalar em Piracicaba, e a chinesa Chery, que confirmou a construção de sua fábrica em Jacareí, no Vale do Paraíba.



Fonte:O Diário de Mogi