domingo, 16 de outubro de 2011

Governo estadual lança programa para construção de creches

Projeto vai beneficiar cidades da região, inclusive cidade de Guararema



Autoridades no lançamento do programa para construção de creches, entre eles o Governador Geraldo Alckmin, o prefeito de Biritiba-Mirim Carlos Alberto Taino “Inho” e o Deputado Estadual André do Prado
O governador do estado Geraldo Alckmin assinou essa semana o decreto que institui o Programa Creche Escola, que irá ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil. O lançamento do projeto, desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios paulistas, contou com a participação de vários prefeitos da região e deputados estaduais, entre eles André do Prado.

De acordo com André do Prado, integrante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, será investido cerca de R$ 1 bilhão no novo projeto que pretende construir mil creches até 2014. Nesta primeira etapa, 160 cidades selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Seade, irão receber as escolas.

Em julho, o parlamentar intermediou audiências entre os prefeitos Márcio Alvino (Guararema), Abel Larini (Arujá), Carlos Alberto Taino “Inho” (Biritiba Mirim), Elzo Elias (Igaratá), Hélio Buscariolli e o vereador Silvio Adriano (Santa Isabel), e outros representantes da Região do Alto Tietê, com o secretário de Educação, Herman Voorwald, e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), José Bernardo Ortiz, onde eles solicitaram a construção de creches nos municípios.

Com as demandas da região apresentadas, o próximo passo foi o levantamento de toda a documentação pertinente para a construção das unidades, já protocoladas e entregues na Secretaria de Educação e na FDE, que administra contratos de obras para a Secretaria da Educação.

O programa funcionará por meio da transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos. Nos casos em que for necessário minimizar dificuldades operacionais de municípios com as obras, estas poderão ser executadas pela FDE. O projeto propõe três modelos de creche. Serão edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. A capacidade de atendimento varia de 70 a 150 crianças, de acordo com a faixa etária.