domingo, 16 de outubro de 2011

Conscientização: Cidade intensifica as ações contra dengue

Do início do ano até anteontem, o município registrou 59 notificações de casos de dengue; nove foram considerados positivos, mas de fora
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Equipes realizam operações constantes de fiscalização e de orientação à população sobre formas de combater o mosquito da dengue
A preocupação com o contágio da dengue ocorre durante o ano inteiro, no entanto, o verão é a época com a maior incidência de casos e, por isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou as ações de combate a doença. Do início do ano até anteontem, o município registrou 59 notificações. Nove casos foram positivos. Todos eles importados, ou seja, os pacientes contraíram a doença em outras regiões, mas o diagnóstico ou o tratamento ocorreram na cidade.


Além de monitorar os locais de maior probabilidade de contaminação, detectados por meio de armadilhas para os mosquitos transmissores, a administração municipal passou a investir na capacitação dos agentes de saúde. 
Desde o primeiro semestre deste ano, a Prefeitura conta com uma educadora especializada em saúde. Ela é a responsável por capacitar agentes comunitárias que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Programas da Saúde na Família (PSF). 
A iniciativa tem dado resultado. Na sexta-feira, por exemplo, uma ação com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate à dengue foi realizada no PSF do Jardim Planalto. Crianças participaram de gincanas temáticas. Além dos trabalhos voltados à educação, a Prefeitura organiza o "Dia D de Combate a Dengue", realizado em 19 de novembro.




Estado
O governo do Estado apresentou no começo deste mês o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011/2012. O objetivo é justamente evitar o avanço da doença em São Paulo no próximo verão. 
Entre as medidas determinadas estão a atuação conjunta entre os três governos - federal, estadual e as prefeituras, e o treinamento de profissionais para o trabalho de prevenção. Outro item do plano é o diagnóstico mais rápido feito pelo Instituto Adolfo Lutz, além do acesso mais rápido ao tratamento. 
Haverá, ainda, a ampliação do monitoramento da circulação do vírus tipo 4, o mais grave. Essa medida tem como objetivo identificar precocemente a circulação deste vírus, registrado pela primeira vez no Estado em 2011, mas ainda restrito, neste momento, a três municípios da região de São José do Rio Preto.


As diretrizes também pretendem reorganizar a assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue, para evitar o agravamento dos casos ou óbitos. Um mapeamento realizado pela Secretaria estadual da Saúde apontou 283 (43%) dos municípios paulistas como de risco alto ou muito alto para a ocorrência de dengue no próximo verão. Mogi está fora desta relação.


Fonte:Mogi News