quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Movimento lutará por aeroporto

Júlia Guimarães


A população de Mogi das Cruzes poderá participar ativamente da luta pelo recebimento do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. O envolvimento popular na causa é uma iniciativa da Câmara Municipal, que pretende criar uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar do assunto. As mobilizações deverão contar com diversas ações de cunho popular, como a coleta de assinaturas, a organização de uma audiência pública e a realização de uma grande passeata de lançamento do projeto. O movimento, ainda em fase embrionária de concepção, já nasce com peso simbólico importante uma vez que representará o apoio de milhares de mogianos à construção do terminal, pleiteada há vários anos pela Cidade e amplamente defendida por O Diário.


O projeto de resolução que prevê a criação da CEV foi considerado objeto de deliberação na sessão ordinária de terça-feira, na sede do Legislativo. A proposta é de autoria do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), que deverá presidir a comissão. Em entrevista a O Diário, o parlamentar informou que solicitará ao presidente da Casa, Mauro Luiz Claudino de Araújo (PMDB), que a proposta retorne com prioridade ao plenário, para ser submetida à votação dos demais vereadores. Assim que a propositura for aprovada, Tobias deverá dar início às tratativas para organização das mobilizações.


Segundo ele, o movimento deverá superar as questões políticas e contar com o apoio de diversas agremiações partidárias. "Vamos esperar a aprovação do projeto e depois conversar com todos os presidentes dos partidos para que possamos mobilizar o maior número de pessoas. Será uma grande união de forças a favor da instalação do aeroporto em Mogi".


Tobias explicou que a intenção é chamar a atenção da população para o novo movimento já no dia de seu lançamento, com data ainda a ser definida. Para isso, será realizada uma grande passeata, que percorrerá as ruas da Cidade convidando os mogianos a se juntarem à causa. Em sequência, a CEV dará início à coleta de assinaturas a favor da instalação do aeroporto em Mogi. O abaixo-assinado deverá ser distribuído entre entidades de vários setores da sociedade civil, a exemplo do que já foi realizado pelos movimentos "Aterro Não!" e "Trem até César Já!". A intenção é apresentar cópias das assinaturas a todos os órgãos envolvidos no processo de autorização e licenciamento do projeto, nas esferas estadual e federal.


Outra ação importante a ser realizada pela CEV é a organização de uma audiência pública, com objetivo de convidar especialistas de diversas áreas para discussão do projeto com a comunidade. O movimento também terá, paralelamente às ações de cunho popular, uma frente técnica que discutirá a viabilização do projeto (leia mais nesta página). A intenção é juntar o maior número possível de argumentos para conquistar a vinda do empreendimento para a Cidade. "Vamos juntar a população e as autoridades em torno desta causa e levar aos governos federal e estadual a vontade dos mogianos de ter um aeroporto em Mogi", disse Tobias.


As novas mobilizações foram motivadas pelas recentes declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sinalizou pela construção do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), durante a cerimônia de posse do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. Na última semana, em visita a Itaquaquecetuba, o tucano destacou que a disputa deverá ficar entre Mogi e Caieiras, cidade que também já se mobiliza para receber o empreendimento (leia mais nesta página).


Fonte:O Diário de Mogi