quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Frente Parlamentar do Alto Tietê tem reunião com secretário de Assistência Social para solicitar demandas da Região

O deputado estadual André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar do Alto Tietê, articulou reunião da Frente Parlamentar com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, para discutir o aumento de recursos para as entidades assistenciais da Região, além de outras demandas da área social. Participaram da reunião os deputados André do Prado e Heroilma Tavares, além dos representantes dos deputados José Candido e Estevam Galvão.


 No final de junho, a Frente Parlamentar entregou um relatório contendo um diagnóstico social da região do Alto Tietê, os principais entraves e as propostas abrangentes para dinamizar as principais necessidades do setor. Na ocasião, o deputado André do Prado solicitou ao secretário Rodrigo Garcia que analisasse o conteúdo do diagnóstico e verificasse o que é viável para atender a demanda da região.


Diante dessa solicitação, o secretário informou que, com a aprovação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no Congresso Nacional, muita coisa mudou. Por causa disso, o governo Geraldo Alckmin decidiu estabelecer um plano de programas e ações, composto de sete projetos.


 Questionado por Prado sobre os projetos, Rodrigo Garcia expôs os dois mais importantes, comentando sobre a unificação dos cartões Bolsa Família, do governo federal, e Renda Cidadã, do governo do Estado, formando o Agenda da Família, um compromisso para erradicação da extrema pobreza em todo o Estado e garantia da mobilidade social das famílias paulistas. “Essa medida é muito importante, pois em São Paulo, segundo levantamento do IBGE, existem 1,080 milhão de pessoas em situação de extrema pobrezas, em torno de 300 mil famílias, cuja renda não alcança R$ 70 per capita mensais”, alegou o coordenador da Frente Parlamentar.  


 André do Prado ainda indagou ao secretário quais programas são viáveis para o Alto Tietê. O secretário informou que, inicialmente, serão atendidas as 100 cidades com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Na região do Alto Tietê, serão contemplados alguns municípios, que ainda serão divulgados em outubro próximo, para que as famílias possam receber os cartões em março de 2012”, disse o parlamentar.


 Por outro lado, Rodrigo Garcia disse que o governador Alckmin vai anunciar aumento nos repasses de recursos para as entidades no próximo mês, quando acontece a Conferência Estadual de Assistência Social. “O que posso adiantar é que o repasse será pelo número de famílias atendidas”, disse o secretário.


 Para o deputado André do Prado, a reunião foi muito produtiva e a Frente Parlamentar acompanhará essas demandas, inclusive se reunindo novamente com o secretário no mês de outubro. “É importante o comprometimento dos deputados que representam o a Região com nossa rede de assistência”, disse André do Prado.


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa