quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Jornalismo Jovens talentos do MN concorrem a prêmios

Três jornalistas que atuam no Grupo Mogi News de Comunicação se destacam em concursos de renome, como do jornal Estadão e da UMC
Maurício Sumiya

Ariane e Luana disputam concurso do jornal Estadão; Izabel tem trabalho exposto no XIV Congresso de Iniciação Científica da UMC
A editora de Esportes do Mogi News, Maria Izabel Bazani, de 32 anos, terá, a partir de hoje, seu trabalho científico apresentado no XIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Ela está entre os 80 alunos de graduação das áreas de Humanas, Biológicas e Exatas que desenvolveram trabalhos com bolsas de estudos adquiridas no Programa Institucional de Iniciação Científica 2011 (PIBIC). 
A partir de amanhã, o pôster da jornalista com o tema "Liberdade de Imprensa e Direito de Intimidade" ficará exposto no Centro de Convivência da universidade até a próxima sexta-feira. O estudo concorre ao prêmio de melhor trabalho, ou menção honrosa. 
As estudantes de Jornalismo e repórteres do Grupo Mogi News, Luana Nogueira e Ariane Noronha, também concorrem a um prêmio. As duas participaram, na semana passada da Semana Estado de Jornalismo, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, e estão participando do 6º Prêmio Santander Jovem Jornalista.


Estudante do 6º semestre de Direito, a jornalista Maria Izabel contou que trabalhou no projeto durante um ano. "Entrei no curso de Direito porque achei importante ter um embasamento para meu trabalho como repórter de Polícia. Quem trabalha nesta área precisa saber termos e procedimentos técnicos. Aos poucos descobri que me identifico muito com o Direito e decidi escolher este tema porque envolve duas áreas: a Comunicação, que trabalho, e Legislação". 
O trabalho, orientado pelo professor Victor Hugo Nazário Stuchi, tem como material básico a Constituição Federal, mas cita casos importantes em que o direito de intimidade foi violado por jornalistas, como o da Escola Base, por exemplo. 
Estudantes do sexto semestre de Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Luana Nogueira, de 20 anos, repórter do Mogi News, e Ariane Noronha, de 20 anos, do Diário do Alto Tietê, estão concorrendo ao 6º Prêmio Santander Jovem Jornalista, que premia as melhoras matérias produzidas por estudantes após a participação na Semana Estado de Jornalismo. 
Depois de uma maratona de palestras, as duas desenvolveram matéria jornalística sobre o tema "O empreendedorismo nas redes sociais", escolhido pelo Estadão. A palestra favorita foi unanimidade para as duas: de Adriana Carranca, jornalista internacional do Estadão, que falou sobre sua experiência em pauta, como no terremoto no Haiti, guerras no Afeganistão e o atentado ao metrô de Londres, em 2005. "Esta palestra foi interessante porque me mostrou que Jornalismo não é só teoria. As situações que o jornalista enfrenta durante as pautas são reais, não estão nos livros", destacou Luana. Agora, as duas aguardam a divulgação do nome dos seis alunos que terão suas matérias aprovadas para a final, quando, por fim, um deles será contemplado com uma bolsa de estudos na Universidade de Navarra, na Espanha. 
No ano passado, a jornalista do Mogi News, Jamile Santana, foi uma das finalistas, ganhou um computador e teve sua matéria "Combate ao fumo gera projetos sociais", sobre créditos de carbono, publicada na edição do dia 17 de dezembro no Estadão.


Fonte:Mogi News