terça-feira, 10 de julho de 2012

Eleições Maioria dos candidatos a vereador em Mogi se declara comerciante



Daniel Carvalho
Boa parte das cadeiras da Câmara de Mogi poderá ser ocupada por homens, casados, comerciantes, com ensino médio completo e idade entre 45 e 59 anos
O perfil de candidato a vereador em Mogi das Cruzes mais comum é homem, comerciante, casado, com ensino médio completo, na faixa de idade entre 45 e 59 anos. Os dados foram revelados por meio do balanço parcial divulgado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Até o fim da tarde de ontem, o sistema da Justiça Eleitoral havia registrado e divulgado as informações de 429 candidatos que deverão concorrer a uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal. A coligação PRB/PP/DEM/PT do B era o grupo que apresentava o menor número de nomes confirmados pelo sistema. O TSE havia divulgado as informações de apenas 29 e a previsão era de que eles lançassem uma chapa completa com 46 candidatos. 


Profissão
De acordo com o balanço divulgado pelo tribunal, 48 pessoas declararam ter a ocupação de comerciante. Na sequência, aparecem professor (31), advogado (27) e aposentado (23). O destaque vai para as donas de casa, com 19. A ocupação "vereador" foi informada por oito parlamentares: Expedito Ubiratan Tobias (PR), Odete Rodrigues Alves Sousa (PR), Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, Jean Lopes (PCdoB), Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, Olímpio Osamu Tomiyama (PSC), Emília Letícia Rossi Rodrigues (PT do B) e Osvaldo Ferreira dos Santos (PP).


Faixa etária
A maioria dos nomes que concorre a uma vaga no Legislativo tem entre 45 a 59 anos (185). Entre 35 a 44 anos são 126. Na terceira posição, estão os candidatos entre 25 a 34 anos (55).


Os homens representam quase 69% do total de participante das eleições, com 295 registros. As mulheres são representadas por 134. A coligação com a maior quantidade de mulheres é o PMDB/PHS com 15.


Apenas uma candidata declarou ser analfabeta. Sete afirmaram saber ler e escrever. A maior parcela concluiu o ensino médio (146). Número muito próximo aos que completaram o ensino superior (142). O ensino fundamental foi finalizado por 33 concorrentes.


Do universo de mogianos que disputarão as eleições, 61% deles são casados (262). Os solteiros surgem na segunda posição do ranking com 111 (25%), seguidos pelos divorciados (31) e os viúvos (15).


Prefeitos
Os seis candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes apareceram como regularizados no sistema do TSE. Já entre os postulantes a vice, somente José Antonio Cuco Pereira (PSDB) não aparecia na lista. 
O candidato à reeleição na chapa encabeçada pelo atual prefeito Marco Bertaiolli (PSD) disse que não há nenhum tipo de problema no registro. "O TSE divulga as informações de forma parcial e meu nome deve estar passando por uma análise", avaliou.


Fonte:Mogi News