quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Política PSDB lidera ranking de filiações canceladas


Segundo a Justiça Eleitoral, as dez cidades da região registraram dois mil cancelamentos, tucanos contabilizaram 224 baixas e os petebistas, 95
Vivian Turcato
Da Redação
Daniel Carvalho

Lacerda: "Programa de filiação faz registro inadequado"
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) lideram o ranking regional das siglas que mais tiveram filiações canceladas pela Justiça Eleitoral. Ao todo, as dez cidades da região registraram quase duas mil filiações canceladas. Ainda há possibilidade de recurso.


Em nove cidades do Alto Tietê (menos Mogi das Cruzes), o PSDB contabilizou, ao todo, 224 filiações canceladas por dupla filiação partidária. Segundo o presidente da legenda em Mogi, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, esta fase de cancelamento é "normal" na época que antecede as eleições. "É normal nessa época antes do pleito que haja mais entrada e saída dos candidatos nos partidos", disse. 
Cuco, como é mais conhecido, argumentou que especificamente o PSDB tende a "amedrontar" o candidato que disputa pela primeira vez um cargo político. "O PSDB é um partido muito forte. Alguns candidatos podem achar que precisarão de um grande número de votos para se eleger", comentou. Por isso, eles acabam se filiando em uma legenda de menor expressão, o que pode gerar a dupla filiação, já que algumas pessoas esquecem de entregar no cartório eleitoral o documento da desfiliação. "Só que às vezes, o partido pequeno não consegue o coeficiente necessário para uma cadeira", argumentou. 
Já para o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Suzano, o vereador Israel Lacerda, não só o político pode cometer esse erro de não entregar no cartório o documento necessário. Em alguns casos, tanto a legenda quanto o interessado fazem todos os trâmites corretos e o programa Filiaweb do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) não registra adequadamente o processo.


"Há sim pessoas que estão filiadas em dois ou mais partidos. Porém, o programa do TRE é moroso e muitas vezes a dupla filiação, na verdade, não existe", adiantou.


O PTB na região contou com 95 filiações canceladas. A orientação de Lacerda aos funcionários do partido em Suzano é que haja toda cooperação para os filiados que demonstrarem interesse em deixar a legenda. "Damos todo suporte necessário para regularizar a situação do candidato. Não temos interesse nenhum em travar a vida política de uma pessoa", ressaltou.


Fonte:Mogi News