quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Megaprojeto gera 15 mil empregos


MARA FLÔRES
Com obras previstas para começar já no próximo mês, a direção da Walled Incorporadora anunciou ontem um investimento de R$ 600 milhões na implantação de um condomínio industrial no Bairro Chácaras Guanabara, na divisa de Mogi das Cruzes com Guararema e nas margens da Rodovia Presidente Dutra. Com potencial para gerar até 15 mil empregos diretos e indiretos, e abrigar até 20 empresas de médio e grande porte, o empreendimento terá a primeira indústria funcionando no primeiro semestre de 2013 e, como antecipado com exclusividade por O Diário na edição de ontem, a montadora alemã BMW poderá ser uma das atrações do novo complexo.


"Já temos 14 indústrias encaminhadas para se instalar aqui. São empresas de segmentos diversos, tanto na modalidade de desenvolvimento logístico, como indústrias de médio porte. E tem, também, indústrias automotivas. A BMW é uma das empresas para a qual ofertamos o empreendimento e eles estão estudando", adiantou o empresário e arquiteto José Gozzi, responsável pelo projeto da Walled Incorporadora.


"A BMW cabe ali", comentou Wilson Roberto Soares, gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, agência de fomento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento. "Estamos conversando com a BMW e vários municípios do Estado estão sendo avaliados. Esse empreendimento com certeza se encaixa nas necessidades da montadora, mas é a própria empresa que decide quando, como e onde se instalar", completou o representante estadual.


De acordo com o arquiteto Gozzi, o novo condomínio industrial vai abrigar indústrias nacionais e multinacionais, atraídas, entre outros fatores, pela localização de Mogi, que passa a ser ainda mais estratégica diante das restrições impostas por São Paulo para o tráfego de caminhões. "Estamos na rota de desenvolvimento nacional, que é o eixo Rio-São Paulo, e adianto que há outras montadoras que também estamos em contato, mas não posso dizer quais são. Só a BMW", disse o empresário.


Segundo apurado por O Diário, as outras montadoras que estão na mira dos empreendedores são as asiáticas, entre elas, a Jac Motors e a Chery, que já está construindo uma planta em Jacareí, mas pode implantar em Mogi, que está a poucos quilômetros, uma segunda unidade.


"Não viemos para ser mais um e, sim, para fazer a diferença". A declaração feita pelo arquiteto Gozzi durante a apresentação do megaprojeto para a Chácaras Guanabara deixa claro que a Walled Incorporadora está fincando os pés em Mogi das Cruzes com a pretensão de ocupar um importante capítulo no desenvolvimento da Cidade. E não quer perder tempo nisso. Tanto que a meta da empresa é iniciar a construção do condomínio industrial até o próximo mês e ter ele totalmente consolidado no intervalo máximo de cinco anos. "Só precisamos da licença ambiental, que está na fase final do processo e só depende desse alvará que estamos recebendo hoje", explicou.


Nos 500 mil metros quadrados localizados dentro do território mogiano, a Walled vai instalar quatro blocos, de tamanhos diferenciados, para instalação das empresas. Os blocos poderão ser ocupados por uma única indústria, como ser fracionado para outras. O local terá a completa infraestrutura, assim como portaria e 1.710 vagas de estacionamento, inclusive para carretas. Serão dois acessos: um pela Rua Mônaco, dentro do Bairro Chácaras Guanabara, e outro pela Avenida América, no lado de Guararema e com acesso pela Rodovia Presidente Dutra.


"Toda a arrecadação de impostos estará dentro do município de Mogi", frisou o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, ao lembrar que o condomínio industrial é resultado de um trabalho de vários anos e que demandou, em especial, a retificação cartorária da área, que era tributada por Mogi e por Guararema.


Fonte:O Diário de Mogi