quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Base Móvel já opera na Cidade


Alexandre Barreira


base_comunitaria-policia-militar_gde
A Base Móvel Comunitária da Polícia Militar está de volta a Mogi das Cruzes. A viatura-trailler chegou à Cidade na última sexta-feira e está à disposição do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). A entrega oficial acontecerá amanhã, às 9 horas, na Praça Francisco Ribeiro Nogueira (Largo 1º de Setembro), onde permanecerá por alguns dias até que a programação oficial seja divulgada pelo comando da Polícia. A data escolhida é porque o evento faz parte da solenidade de comemoração dos 70 anos do Batalhão em Mogi.


Segundo o coronel José Francisco Braga, comandante do 17º Batalhão, o veículo ficará sempre em pontos estratégicos das cidades, onde há maior fluxo de pessoas e em horários comerciais. "O Comando de Policiamento de Área Metropolitano [CPAM-12] ofereceu o veículo ao 17º Batalhão e já o colocamos em operação. É mais um equipamento de segurança à disposição da população", frisou o comandante, ressaltando que chegou a solicitar dois veículos deste porte para atender a área do 17º BPM. "Ficaremos no aguardo desta segunda viatura", completou.


A instalação de uma Base Móvel Comunitária em Mogi também foi pedida pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) por meio de moção aprovada na Câmara Municipal, em 30 de novembro de 2011.


O coronel Braga informou que a Base Móvel Comunitária terá a programação definida conforme as necessidades das cidades que abrangem a área de atuação do 17º BPM/M, no entanto, sua utilização mais efetiva será em Mogi. "O veículo estará à disposição dos municípios de atuação do Batalhão, como Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim, mas pelo tamanho e importância de Mogi, os trabalhos ficarão mais concentrados aqui", destacou.


Fonte:O Diário de Mogi


De acordo com o comandante, a Base Móvel Comunitária da PM, que é equipada com rádio de telecomunicações, tablet, computador para o registro de boletins de ocorrências e maca e mala de primeiros-socorros, vai funcionar em horário comercial e em turnos definidos. "Mas nada impede que, dependendo da demanda e necessidade, possamos criar um turno diferenciado, como o noturno, para atender alguns locais específicos, como a Praça Norival Taraves ou a Praça do Nova Mogilar [Praça Assumpção Eroles]", afirmou.


A Base Comunitária Móvel é ocupada por uma equipe com cinco policiais. "Este número pode ser expandido para até oito ou 10 policiais conforme a demanda da operação da qual ela esteja participando", frisou o cabo Fábio, responsável pela equipe composta ainda pelos soldados Ivanir, Nilson, Reginaldo e Ruth.


Nos quatro dias que está em operação, a equipe da Base Comunitária Móvel da PM realizou atividades do Largo 1º de Setembro dando ênfase ao trabalho de policiamento nos bairros e ao bloqueio denominado "Cavalo de Aço". Neste período, 10 motos foram apreendidas por problemas na documentação. "Além disso, este foi o foco de atuação adotado porque há muitas ocorrências de ‘saidinha de banco’ e roubo a transeunte com a utilização deste tipo de veículo", afirmou o soldado Edson.


Comerciantes do Largo 1º de Setembro gostaram da presença da Base Comunitária Móvel no local. "É fundamental este retorno. Creio que todos ganham, não apenas nós comerciantes", afirmou Luiz Carlos dos Santos. "Achei muito boa a medida. Tomara que dê resultados positivos", frisou Valdir de Morais, dono de banca de jornais. "Segurança a mais é sempre bom. Gostei da medida e espero que continue assim", afirmou o farmacêutico Paulo Libânio de Carvalho.