sábado, 19 de novembro de 2011

Urgências Em 45 dias, 5 mil atendimentos

Nesse período, somente em Mogi das Cruzes, o serviço móvel recebeu 5.246 chamadas de emergência
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Batidas, atropelamentos e colisões foram os principais responsáveis pelos pedidos de atendimento
Em 45 dias de operação, o Consórcio Regional de Saúde de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) realizou 5.573 atendimentos nas três cidades participantes. Mogi das Cruzes recebeu 5.246 chamadas, Biritiba Mirim e Salesópolis ficaram, respectivamente, com 212 e 115 atendimentos. A maioria dos serviços prestados foi de salvamento em acidente com veículo. Representantes destas três cidades participaram ontem de uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes para discutir questões orçamentárias e os próximos passos do consórcio. 
Batidas, atropelamentos e colisões foram os principais responsáveis pelos pedidos de atendimento que chegaram ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "O principal atendimento que o Samu fez até agora envolve acidentes com veículos. Até o dia 16 de novembro, 267 ocorrências desse tipo foram atendidas em Mogi, outras 20 em Biritiba Mirim e mais 13 em Salesópolis", informou a coordenadora geral do Cresamu, Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia.


O Cresamu planeja abrir oportunidade de estágio para estudantes de medicina e enfermagem. "Vamos abrir oportunidade para as instituições de ensino superior que se interessarem. Os estagiários poderão observar o trabalho das equipes nas ambulâncias e na base", explicou Marly. O secretário municipal de Saúde e presidente do Cresamu, Paulo Villas Bôas de Carvalho, afirmou que essa iniciativa, que deve começar em 2012, ajudará os futuros profissionais a obter experiência na área de urgência e emergência.


O que preocupa os membros do consórcio é o falta do repasse de R$ 134 mil do governo federal. "Após a habilitação do serviço, o governo vai custear 25% dos gastos com o recurso humano do serviço. Isso representa um valor de R$ 134 mil, enquanto isso não ocorre, vamos ratear esse valor entre as cidades participantes. Depois que o repasse retroativo for feito, vamos ver se devolvemos o dinheiro para cada cidade ou descontamos dos próximos pagamentos", esclareceu a coordenadora. 
A secretária de Saúde de Biritiba Mirim, Virgínia Garcia Leme, contou que o serviço está sendo de grande utilidade para a população. "Nossa unidade estava com uma deficiência com o aparelho de repouso dos funcionários e já resolvemos a situação também", disse.


No próximo dia 5, às 9 horas, o Samu e o Corpo de Bombeiros vão realizar, em parceria, uma simulação de explosão numa escola. Para tornar a ação mais real, 20 pessoas serão utilizadas como vítimas e receberão atendimento em um posto médico avançado. Na ocasião, um helicóptero Águia da Polícia Militar também participará dos trabalhos. O local do evento ainda não foi definido.


Fonte:Mogi News