sábado, 19 de novembro de 2011

Balanço Poupatempo faz 25 mil atendimentos

Quase 900 pessoas foram atendidas diariamente no local, que foi inaugurado há um mês em Mogi das Cruzes
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Carteira de trabalho, RG e CNH estão entre os documentos mais procurados no Poupatempo de Mogi
O Poupatempo de Mogi das Cruzes completará no dia 20 deste mês um mês de funcionamento. A unidade tem a função de atender a população da cidade e dos municípios da região. Até anteontem, foram realizados 25,9 mil atendimentos. Isso significa que, em média, 863 pessoas foram atendidas diariamente pelo serviço. O Poupatempo funciona no prédio do hipermercado D´Avó, no Centro Cívico, e foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro. 
Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho são alguns dos documentos que podem ser solicitados na unidade de Mogi. Os serviços mais procurados pelas pessoas que passam pelo posto são referentes ao Instituto de Identificação, responsável pela emissão da Carteira de Identidade, entre outros serviços. Do total de 25,9 mil atendimentos, 7,8 mil referem-se a este serviço. 
Outro serviço que tem uma grande demanda é o e-poupatempo. Ele obteve 4,3 mil acessos nos 28 dias que funcionou na cidade. O serviço tem a função de colocar à disposição serviços públicos por meio da Internet. Outro destaque da unidade mogiana é a procura pelo Departamento de Trânsito (Detran). Até quinta-feira desta semana, foram feitas 3 mil solicitações. 
Os dados do balanço apontam que os serviços mais procurados até o momento referem-se aos documentos pessoais. Foram feitos 1,9 mil pedidos de CNH e mais de mil emissões da Carteira de Trabalho. 
Para os jovens menores de 18 anos, o período para a emissão da primeira via do RG é de até quatro dias úteis. Já para os maiores de idade, esse tempo é um pouco mais longo, pode chegar a 18 dias úteis. As pessoas que por algum motivo perderam o documento podem procurar a unidade e solicitar a segunda via da Carteira de Identidade. Neste caso, o prazo para entrega é de dez dias úteis.


O Poupatempo conta ainda com o Acessa São Paulo, que possibilita que os usuários naveguem pela Internet gratuitamente.


Fonte:Mogi News
F