sábado, 19 de novembro de 2011

Não ao Lixão Aloysio Nunes pedirá a Bruno Covas cancelamento de audiência pública

Senador prometeu falar com secretário estadual de Meio Ambiente como apoio a Mogi contra o Lixão
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Aloysio e autoridades visitaram as obras do hospital. O senador também garantiu que ajudará a cidade a obter mais recursos
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) reiterou ontem seu apoio a Mogi das Cruzes no repúdio ao projeto da Queiroz Galvão de implantar um aterro sanitário no distrito do Taboão. Em visita ao município ontem pela manhã, para acompanhar as obras de construção do Hospital "Waldemar Costa Filho", em Brás Cubas, o parlamentar prometeu agendar o quanto antes uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente e seu colega de partido, Bruno Covas, e convencê-lo de não marcar a audiência pública que discutirá o licenciamento ambiental do projeto, em trâmite na Cetesb. Aloysio Nunes quer ainda o cumprimento do prazo de 90 dias estabelecido pela Secretaria de Meio Ambiente para análise do relatório entregue pela Prefeitura de Mogi em repúdio ao empreendimento e que pode levar ao seu arquivamento definitivo. 
"Ainda hoje (ontem) estarei com o Bruno Covas em São Paulo para discutir esse assunto", disse. "Há anos a população de Mogi, assim como a Prefeitura, lutam contra a Queiroz Galvão, inclusive na Justiça, para não ter esse empreendimento instalado na cidade. E agora que foi apresentado um relatório municipal com argumentos técnicos que comprovam os problemas e danos ambientais que o Lixão pode trazer, o justo é que ele (relatório) seja analisado. Não dá para marcar a audiência sem o parecer do relatório entregue pela Prefeitura. Se o prazo foi de 90 dias, ele precisa ser cumprido", afirmou.


Na avaliação do senador, eleito com mais de 10,7 milhões de votos de eleitores de São Paulo, o projeto da Queiroz Galvão não pode colocar em risco a sobrevivência de um bairro de produtores agrícolas e fábricas que geram empregos e riqueza para Mogi e região. 
"Tem que achar um local para jogar o lixo, tem que ver tecnicamente, onde não seja prejudicial às pessoas que moram naquela área, que é um polo industrial", frisou.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) voltou a dizer ontem que "confia na palavra de Bruno Covas" e que a audiência não irá ocorrer. "O senador da República (Aloysio Nunes) é contra o aterro, o governador do Estado (Geraldo Alckmin) também. E a Prefeitura e toda a população de Mogi das Cruzes repudiam o empreendimento da Queiroz Galvão, então esse projeto já nasceu morto. Não há a mínima chance de a audiência ser marcada antes da análise do nosso relatório. É a palavra do secretário e eu confio nela", afirmou.


Fonte:Mogi News