sábado, 19 de novembro de 2011

Eleições Lei Ficha Limpa será debatida em Mogi

Aplicação da legislação em 2012 será discutida por representantes do Tribunal Regional Eleitoral, promotores de Justiça e integrantes do MCCE
Bras Santos
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Debate será realizado no próximo dia 24, no auditório da Casa do Advogado de Mogi das Cruzes, que fica no Centro Cívico
O procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Antônio Carlos da Ponte, promotores de Justiça e dirigentes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) estarão em Mogi das Cruzes no dia 24 deste mês para defender e explicar a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição municipal de 2012. Marcado para às 19 horas, no auditório da Casa do Advogado, no Centro Cívico, o evento será aberto para toda a população. 
O Colóquio Sobre Direito Eleitoral: Lei Ficha Limpa e Eleições Municipais de 2012, como foi batizado o evento, vai percorrer diversas regiões do Estado com o desafio de conscientizar a sociedade sobre a lei eleitoral que foi sancionada em 2010 e está sendo alvo de ações de inconstitucionalidade. Antes de chegar a Mogi, o colóquio foi promovido nas cidades de Campinas e Santos. 
De acordo com o coordenador do MCCE para a região do Alto Tietê, Donato Grillo, a presença do procurador do Estado e do presidente do TRE-SP, além de várias outras autoridades, mostra a importância do evento: "O Ministério Público do Estado de São Paulo defende a aplicação imediata da Lei Ficha Limpa. A Justiça Eleitoral, o MCCE e outras entidades da sociedade civil também apoiam a utilização dessa lei. É por esse motivo que o colóquio será muito importante para conscientizar a todos sobre a sua aplicação e eficiência para combater os maus políticos", argumentou Grillo, que mora em Guararema e pretende desenvolver os serviços do MCCE em todas as cidades do Alto Tietê. O MCCE está efetivamente implantado em Mogi e em Guararema. 


Pedido de vistas
Na região, em 2010, a candidatura do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, chegou a ficar suspensa, em razão de questionamentos feitos na Justiça Eleitoral por adversários que consideraram o deputado mogiano impossibilitado de participar do pleito por causa da Lei Ficha Limpa. Ele, entretanto, acabou participando da disputa e foi eleito.


A constitucionalidade da lei está sendo analisada no Superior Tribunal Federal (STF). Na semana passada, o julgamento chegou a ser retomado, mas a sessão foi suficiente apenas para que o relator, o ministro Luiz Fux, fizesse sua exposição do caso e apresentasse seu voto. Em seguida, o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas do processo, interrompendo por tempo indefinido o julgamento.


Fonte:Mogi News