domingo, 27 de novembro de 2011

Oferta Jaime, 49 anos, está fora do mercado de trabalho

Daniel Carvalho

Jaime: "A idade me desclassificou em processos seletivos"
Jaime de Moraes Junior tem 49 anos. Trabalhou quase 20 anos na área da indústria em diversos setores. Casado e pai de dois filhos, mora em Jundiapeba e mesmo sendo um profissional com larga experiência está sem emprego fixo desde 2005. Entre os motivos que fazem com que Junior fique desempregado estão: idade avançada e falta de qualificação profissional. 
Vivendo de "bicos" e empregos esporádicos tem a ajuda dos filhos e da esposa para sustentar a família. "Atualmente, trabalho em uma corretora de imóveis, mas não é nada garantido. Se vender ganho, caso contrário fico sem renda", disse. "Minha filha acabou de perder o emprego e agora só meu filho de 17 anos que é músico e meu dinheiro dos bicos é que irão segurar as contas da casa", revelou. 
"Passo apertado, deixo de pagar algumas dívidas e vivo no limite do banco. Estes últimos seis anos têm sido complicados", avaliou. 
Registrado no Emprega Mogi, já fez dezenas de entrevistas e participou de inúmeras entrevistas, mas a resposta sempre é negativa. "Na maioria delas (entrevistas) a idade barra minha contratação", afirmou. "A idade atrapalha muito mais do que a minha falta de estudo´´, desabafa o desempregado. "Quando trabalhava na indústria não encontrei meio para estudar, porque ganhava apenas para sustentar minha família e não sobrava nem tempo e muito menos dinheiro para pagar cursos de qualificação", afirmou.


Para o mogiano, até mesmo os candidatos com formação profissional, a situação é semelhante. ´´O primeiro obstáculo é sempre a idade. Hoje eu precisaria ter 20 anos para conseguir um bom emprego. E o pior de tudo é que os selecionadores ainda tentam justificar que outros motivos levaram a decisão de escolher o candidato 15 anos mais novo´´, conta o desmepregado. (C.L.)


Fonte:Mogi News