domingo, 27 de novembro de 2011

Acidentes com motos matam mais

DANILO SANS
Nos últimos quatro anos, acidentes envolvendo motocicletas mataram mais do que ocorrências com carros na Cidade. O número em Mogi é ainda mais alarmante quando comparado aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, dando conta de que em 2010 as vítimas fatais em ocorrências com motos representavam 25% do total de mortes no trânsito no Brasil. No Município, este número representa 42% do total de óbitos. O que chama a atenção é que o percentual foi atingido após o volume de mortes neste tipo de acidente ter triplicado no País na última década.


De janeiro de 2008 até agosto de 2011, a Cidade registrou três vezes mais acidentes com carros do que com motos. Entretanto, o número de vítimas não segue na mesma proporção: foram 29 mortes com motociclistas para 28 vítimas fatais em carros. No mesmo período, ainda houve 11 mortes de pedestres.


Mas um levantamento positivo mostra que desde 2008 o número de acidentes e de mortes vem diminuindo gradativamente. Foram 4.391 ocorrências no primeiro ano, contra 4.246 em 2010. Se em 2011 a média mensal de acidentes for seguida, já é possível estimar uma queda para 4.165 ocorrências.


Sem falar em números, o secretário municipal de Saúde, Carlos Nakaharada, diz que os dados representam um bom índice. "A frota aumentou bastante no período e os acidentes e mortes estão diminuindo", comenta. Apesar da pesquisa do Ministério da Saúde ter envolvido uma década de acidentes, a Pasta apenas divulgou os dados referentes ao período entre 2008 e agosto de 2011.


A pesquisa apresentada pelo Ministério da Saúde mostra que os brasileiros estão morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, principalmente quando o veículo é a motocicleta. De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), os dados de 2010 revelam que em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidente com moto quase triplicou, saltando de 3.744 para 10.143.


A queda nos números da Cidade pode ser explicada também com dados do próprio SIM, que diz que entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos no período consultado foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%). Nem o índice da região Sudeste foi seguido, já que Mogi das Cruzes vem registrando queda nos números.


Cuidados


A pesquisa comprova algo que já é sabido: acidentes com motociclistas tendem a ser muito mais violentos do que os que envolvem carros. No trânsito urbano, os pequenos engarrafamentos são comuns, principalmente em grandes cidades, e formam os perigosos corredores.


Uma cartilha desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) mostra que a maior parte dos acidentes envolvendo motociclistas pode ser evitado com alguns "cuidados simples", como uso de capacete, respeito aos limites de velocidade, ultrapassagem somente pela esquerda, utilização do pisca para sinalizar uma conversão e evitar trafegar entre os corredores.


Fonte:O Diário de Mogi