domingo, 27 de novembro de 2011

Em busca de renda Mais de cinco mil mogianos estão cadastrados no Emprega Mogi

Programa faz a intermediação entre o candidato a uma vaga e a empresa que está à procura do funcionário
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Para participar do Emprega Mogi é preciso comparecer ao PAT, no Mogilar, com os documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho
Ao menos cinco mil mogianos estão em busca de emprego e encontraram no programa Emprega Mogi uma oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho. A iniciativa funciona no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado no Centro Municipal Integrado "Deputado Maurício Nagib Najar", no Mogilar, e atua como uma intermediadora entre o candidato à vaga e a empresa que necessita do funcionário. 




A troca de informações é feita de forma on-line e conta com o apoio do governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 
Em Mogi, além de a unidade concentrar a intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego, no local é possível solicitar o seguro-desemprego e, ainda, pedir a emissão de carteira de trabalho.  
O diretor do departamento de empregos da Prefeitura, Claudio Debussi, contou que anualmente quase 20 mil pessoas passam pelo Emprega Mogi, a grande maioria formada por mogianos. "Neste momento temos cerca de cinco mil inscrições, mas o número é flexível", explicou.


Do total de candidatos, em média 30% conseguem ocupar um posto de trabalho. "Recentemente, uma empresa abriu 80 vagas e todos os candidatos entrevistados, apenas 28 conseguiram a efetivação, ou seja, aproximadamente 30%", exemplificou. Somente em outubro, quase mil mogianos conseguiram emprego por meio do Emprega Mogi.


As áreas que mais empregam mogianos são: serviços, principalmente call centers, comércio e a indústria. Segundo o diretor, normalmente, as contratações no comércio são feitas em menor escala pelo Emprega Mogi e acabam negociadas nas próprias lojas. "Há grandes varejistas que nos procuram para indicar os candidatos, mas, de maneira geral, os comerciantes não utilizam intermediários e colocam as placas diretamente na frente dos estabelecimentos comerciais", explicou. "A indústria também gera uma grande quantidade de oportunidades, mas a rotatividade é mais baixa que o serviço e o comércio", disse o diretor.




Como se inscrever
Para participar do Emprega Mogi é preciso comparecer ao PAT com RG, CPF e Carteira de Trabalho. O candidato vai responder algumas questões que definirão o perfil que integra a o sistema. Em seguida, receberá uma senha. Com ela, será possível pesquisar novas oportunidades de trabalho nos sites do programa - http://empregamogi.mte.gov.br ou http:// maisemprego.mte.gov.br. "Além de ter o monitoramento pela Internet, quando uma empresa abre alguma vaga para o perfil informado, entramos em contato e intermediamos o processo de seleção", disse Debussi. 
A mesma regra vale para as empresas que podem acompanhar a oferta de candidatos pelos sites, após se cadastrarem no sistema e receberem a senha.


Fonte:Mogi News