sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Qualificação Comissão vai propor Diretoria de Educação Profissional na Prefeitura

Intenção é criar meios de melhorar a qualificação dos trabalhadores mogianos e gerar mais empregos
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Reunião na Câmara tratou da questão dos trabalhadores, que precisam de maior qualificação
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) formada para buscar meios de qualificar a mão de obra dos trabalhadores mogianos vai sugerir à Prefeitura a criação da Diretoria de Educação Profissional. A ideia foi concebida na manhã de ontem durante a primeira reunião da CEV na Câmara e tem por objetivo a criação de convênios com empresas e escolas técnicas da cidade. Isso possibilitaria capacitação e geração de emprego a novos profissionais e também a melhoria na qualidade do serviço prestado por trabalhadores que já estão no mercado.


A criação de uma diretoria envolve custos e, portanto, não faz parte das atribuições do Legislativo. A intenção dos vereadores que compõem a comissão especial é discutir com sindicatos da área da construção civil, escolas como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e só depois procurar, oficialmente, o Executivo municipal, segundo o presidente da CEV, vereador Pedro Komura (PSDB).


A sugestão para a implantação da diretoria foi feita pelo vereador Jean Lopes (PC do B) e tem como base o serviço desenvolvido pelo Departamento de Geração de Trabalho, Emprego, Qualificação e Renda, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Santo André. "Eu acredito que poderíamos criar uma Diretoria ou Secretaria ou até mesmo um departamento em alguma Secretaria já existente que tivesse trabalhos específicos de formação do trabalhador e melhoria da qualidade de mão de obra nos moldes do que já vem sendo feito por Santo André", afirmou o vereador membro da Comissão.


Em Mogi, somente na área da construção civil existem cerca de seis mil profissionais segundo o Sindicato do Trabalhador da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Mogi das Cruzes e Região. O presidente da entidade, Josemar Bernardes, defendeu que as atividades futuras voltadas ao setor atingissem não apenas os novos trabalhadores. "Seria importante que os cursos de capacitação fossem voltados aos profissionais que já estão no mercado de trabalho, que também precisam melhorar. Existem muitos trabalhadores que, hoje, não sabem fazer um orçamento adequado, por exemplo", disse.


De acordo com a diretoria do Departamento de Geração de Trabalho de Santo André, Mônica Mandarino, mais de 4,2 mil pessoas foram qualificadas somente em 2010. "Neste departamento temos o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também temos convênios com o Senai e alguns sindicatos. Por meio deles, as entidades oferecem os cursos e nós cedemos espaço e o cadastro de pessoas", afirmou. Na cidade, o serviço é voltado tanto para quem trabalha quanto para quem procura inserção no mercado de trabalho.


Fonte:Mogi News