sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Eventos Ilha Marabá homenageia o rio Tietê

Palestras e cursos gratuitos estão na programação que ocorre no núcleo ambiental localizado no Mogilar
Guilherme Berti 22.03.2011

A Ilha Marabá só recebe visitas monitoradas, mas no dia 23 ficará aberta ao público em geral
O rio Tietê comemora no dia 22 de setembro mais um aniversário e o Núcleo Ambiental Ilha Marabá traz uma semana recheada de eventos, palestras e curiosidades para os mogianos. No dia 17, haverá uma reunião de educadores, entre eles, professores da Escola Ambiental de Mogi, que darão explicações sobre a importância do manancial e as maneiras de preservá-lo. Já no dia 18, a Ilha Marabá cede espaço para o biólogo André Simões, que dará uma palestra sobre sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, para uma turma de aproximadamente 35 pessoas. 
No dia 19 é a vez do professor Victor Wuo ministrar um curso de desenho para uma turma de 20 pessoas, que ainda está sendo formada. A aula, que acontecerá das 8h30 às 13h30h, ensinará algumas técnicas para desenhar o meio ambiente e é totalmente gratuita. A única exigência é levar o material a ser utilizado, que inclui prancheta com folhas de sulfite, lápis HB ou 2B, borracha e estilete. Como os alunos estarão em contato com a natureza, pede-se também que todos levem repelentes de insetos. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos e se inscrever pelo blog www. ilhamarabá.blogspot.com.


O biólogo mogiano Marcos Vinícius dará uma palestra no dia 20 de setembro a partir das 14 horas, na qual falará sobre a importância da mata ciliar, como cuidar da natureza, e a importância de preservá-la. As inscrições estão abertas.


Já no dia 21 acontecerá mais um curso de Ecobags, que ensinará as pessoas a confeccionar sacolas e bolsas tendo panos de algodão como matéria prima. O curso é um incentivo para as pessoas deixarem de usar sacolas plásticas. As inscrições estão encerradas, mas há a previsão de formar uma nova turma.


Haverá ainda uma palestra sobre conscientização do despejo correto de óleo vegetal, no próprio dia 22. O ambientalista Waldir Muniz Ramos reunirá ainda diretoras e coordenadoras de escolas, para incentivar as instituições de ensino a se tornarem pontos de coleta.


Fonte:Mogi News