sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Polo deve capacitar deficientes


DANILO SANS
Um polo de capacitação profissional da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) poderá ser instalado em Mogi das Cruzes até o ano que vem e deverá beneficiar toda a Região do Alto Tietê com cursos específicos e inserções no mercado de trabalho.
Conforme explicou o presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD), Ricardo de Oliveira Pedroso, a parceria com empresas da Região será fundamental para que isso ocorra. Em conversa com o presidente da Federação Nacional das Avapes (Fenavape), Pedroso colocou a possibilidade que foi "muito bem aceita". A reunião para acertar os detalhes será marcada até o final deste mês, mas ele garante que o projeto para a parceria já está em andamento.
"A gente ainda vai estudar o espaço, pode ser privado ou da Prefeitura. A Avape entra com os professores, já as empresas da Cidade cedem o espaço físico e os equipamentos", explicou Pedroso. O projeto tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado. Os cursos geralmente duram 12 meses, sendo que durante os últimos três meses, a pessoa faz estágio nas empresas parceiras do projeto.
Os cursos da Avape são elaborados a partir de uma análise das exigências do mercado de trabalho, da demanda de vagas existentes e da perspectiva de novas oportunidades. Atualmente são 30 tipos de cursos, divididos nas áreas de negócios e administração; turismo e eventos; informática e atendimento ao cliente.
Para Pedroso, a criação de um centro deste tipo facilitaria a empregabilidade dos deficientes da Região. "As empresas seriam as mais beneficiadas, já que elas precisam por Lei atingir uma cota, o que é descumprido com a desculpa de que não há mão de obra para atender essa demanda. A gente vai minimizar essa situação", informou.
A assessoria de imprensa da Avape não forneceu maiores detalhes, mas reconheceu a possibilidade de uma negociação preliminar já estar em andamento.
Reuniões
O presidente do CMAPD participou em Brasília, durante os últimos dias 5 e 6, de uma série de debates realizados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), para discussão de um plano de ações direcionado à pessoa com deficiência, a ser lançado pelo Governo Federal ainda este mês. As reuniões contaram com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e de representantes de conselhos estaduais, entidades e sociedade civil.
As discussões giraram em torno de três eixos: saúde e reabilitação; educação; e acessibilidade e trabalho. "Tomamos ciência de como está o plano nacional para podermos dar nosso parecer e sugestões de alterações antes dele entrar em funcionamento", disse Pedroso, que participou das discussões sobre todos os tópicos contidos no documento.
Ele não forneceu muitos detalhes sobre o plano, mas já adiantou que é possível esperar algumas melhorias, como parcerias do Governo Federal com estados e municípios para adequação de acessibilidade em calçadas e mobiliários, um dos grandes problemas já apontados em Mogi.

Fonte:O Diário de Mogi