terça-feira, 16 de agosto de 2011

Semáforos surpreendem motorista



No primeiro dia de operação dos semáforos instalados na rotatória da Praça Kazuo Kimura (Habib’s) - o início do funcionamento dos equipamentos ocorreu ontem por volta das 12 horas - houve congestionamento de carros devido à falha na sincronização das máquinas instaladas na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, no sentido Mogilar - e na própria rotatória no sentido avenidas Francisco Rodrigues Filho e Yoshitero Onishi, no Bairro Nova Mogilar.


O problema foi resolvido logo em seguida por Paulo Castillo, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Transportes, que novamente esteve no local acompanhando o fluxo de veículos para aferir os semáforos e instalar os tempos dos ciclos de funcionamento dos equipamentos.


No entanto, apesar da ação rápida do técnico da Prefeitura de Mogi, a fila de carros na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho chegou a ter aproximadamente 500 metros de comprimento e ficou parada até a entrada de veículos do Mogi Shopping na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, travando de vez o trânsito nesta localidade. O fluxo de veículos no local voltou ao normal somente 30 minutos depois. No entanto, por volta das 18 horas, a situação se repetiu.


"É por ainda ocorrer este tipo de problema que vamos manter os equipamentos em funcionamento, mas sempre atentos aos índices e às filas de carros que se formarem nesta via e na Avenida Francisco Rodrigues Filho, no sentido Bairro-Centro", explicou Castillo.


Mesmo após o fluxo de carros ficar normal no local, muitos motoristas passavam xingando os funcionários da Administração Municipal, fazendo gestos negativos com a cabeça e com as mãos em sinal de desaprovação ao novo sistema viário na rotatória da Praça Kazuo Kimura.


"Bastaria um pouco de educação e bom senso para resolver o problema. Aliás, é um fato inédito em minha carreira de mais de 20 anos trabalhando com o trânsito, esta instalação de semáforos em uma rotatória, que já é um dispositivo justamente para reduzir os acidentes", disse, citando o trabalho que desenvolve em São Paulo como integrante da equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo.


A operação de ontem contou novamente com o apoio de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, que auxiliavam os motoristas mais desatentos e desabituados a se orientar pelos semáforos recém-instalados. "Muitos ainda têm o hábito de passar direto, olhando apenas para a via e verificando se esta está livre", declarou.


De acordo com Castillo, pequenas mudanças ainda serão feitas no local. "Vamos instalar um semáforo no canteiro central da Avenida Francisco Rodrigues Filho para que o motorista que está na rotatória no sentido Centro-Bairro possa visualizar melhor a sinalização. Além disso, mudaremos o ponto de ônibus da Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho para outro local", informou.


Ele revelou que, em acordo com o Mogi Shopping, será utilizada uma baia de acesso desativada do centro de compras para que os ônibus com destino ao Terminal Estudantes possam estacionar.


Já os veículos que seguem no sentido César de Souza devem ganhar um ponto em frente à Rua Loraci Della Nina Tavares, na pista da Avenida Francisco Rodrigues Filho, no sentido Bairro.


Fonte:O Diário de Mogi