terça-feira, 16 de agosto de 2011

parlamento estudantil Estudantes criam projetos em prol da inclusão social e do meio ambiente


Alunos de escolas públicas e particulares de Mogi elaboraram projetos para participar da 3ª edição do evento
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Quase 50 alunos das redes pública e particular de ensino de Mogi foram escolhidos, entre 60 mil inscritos, para viverem a experiência de serem vereadores mirins
Os vereadores mirins que participam da terceira edição do Parlamento Estudantil mostraram que estão preocupados com a sustentabilidade e a inclusão social. Ontem pela manhã, os 48 jovens parlamentares, das categorias mirim, juvenil e jovem, foram diplomados no plenário da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Mauro Araújo (sem partido), acompanhado dos vereadores Protássio Nogueira (DEM) e Jolindo Rennó Costa (PSDB), entregou o diploma a cada aluno escolhido.


O objetivo dos parlamentares reais é integrar as crianças e os adolescentes da cidade ao problema de cada região. Araújo afirmou que, nesta edição, há representantes de vários bairros de Mogi. "Os jovens que estão aqui foram escolhidos entre cerca de 60 mil estudantes das escolas públicas e particulares da cidade. Durante esta semana, eles terão a oportunidade de conhecer e identificar os problemas que cada um enfrenta. Nosso objetivo não é criar futuros vereadores, mas cidadãos melhores", explicou.


Para Costa, o encontro é importante para que os jovens conheçam o trabalho dos vereadores. "É importante ter a população envolvida. Além disso, eles trazem sugestões que podem ser aproveitadas". Os parlamentares visitaram as dependências da Câmara e conversaram com o presidente da Casa de Leis.


A aluna Thais Palanca da Silva, de 14 anos, está participando pela segunda vez do projeto: "Conseguimos enxergar e lidar com os problemas das outras pessoas. Vou tentar me eleger como presidente", acrescentou.


O aluno Alex Sandro Rodrigues Feitosa Junior, da Escola Estadual Professora Helena Urbano Nagib, na Vila Nova Cintra, propôs que centros de referência educacional sejam criados em todos os distritos de Mogi. 
Já a estudante Maria Laura pretende conscientizar os mogianos sobre a preservação do meio ambiente. "A ideia é que 10% das construções da cidade sejam áreas verdes, assim, a pessoa teria um desconto no IPTU (Imposto Predial e Território Urbano)". 
Hoje e amanhã, cada vereador mirim poderá acompanhar a sessão ordinária da Câmara. Na quinta-feira, será a posse dos parlamentares, a partir das 14 horas. Além disso, haverá a votação para eleger o presidente, o vice-presidente e o primeiro e o segundo secretários de cada categoria. Cada aluno apresentará ainda em sessão ordinária o seu projeto de lei para votação. 
Na sexta-feira, será realizada uma sessão solene de encerramento do projeto, com a entrega de certificados aos estudantes.


Fonte:Mogi News