terça-feira, 16 de agosto de 2011

Praça Kazuo Kimura Semáforos congestionam ruas


Primeiro dia de funcionamento dos equipamentos para disciplinar o tráfego complicou tudo
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Motoristas enfrentaram lentidão no trânsito no primeiro dia de funcionamento dos semáforos; para os pedestres, travessia no trecho da rotatória ficou muito mais fácil
O primeiro dia de funcionamento do conjunto de semáforos na praça Kazuo Kimura, popularmente conhecida como rotatória do Habibs, teve trânsito complicado, insatisfação e queixas dos motoristas que trafegaram pela região. Ao meio dia e meio, a fila de veículos na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho chegava a aproximadamente 300 metros. Durante toda a tarde, testes foram realizados para sincronizar o tempo da abertura e fechamento dos equipamentos. 
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, Paulo Castilho, informou que estava fazendo ajustes para ordenar o tempo de cada equipamento. Segundo ele, o congestionamento na hora do almoço foi causado por erros no equipamento. "Percebemos pelos testes que fizemos, durante a semana passada, que a avenida Francisco Rodrigues Filho fica bastante carregada entre 8 e 8h30. Depois, às 13 horas e por volta das 17h40. Isso se justifica por causa do horário de entrada das crianças nas escolas da área e também pela hora do almoço. No entanto, o trânsito complicado dura em média 20 minutos", disse.


Castilho afirmou que está planejando implantar seis ciclos diferentes baseado no horário e fluxo das avenidas. "Vamos criar os ciclos com tempos diferentes para atender cada avenida", define. Em média, o tempo de verde de cada equipamento é de 60 segundos. "Na avenida Yoshitero Onishi, o trânsito fica carregado à tarde, no horário da entrada da faculdade. Mas percebemos que isso é causado também por causa da entrada do estacionamento da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). Teremos de avaliar também o semáforo da avenida Narciso Yague Guimarães para fazer as adequações necessárias", relatou.


Para o diretor, o principal problema da rotatória foi sanado. "Teremos mais segurança. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transportes revelou que de janeiro até junho de 2011, ocorreram 26 acidentes na área. Para os pedestres, ficou 100%. Temos as faixas de pedestres e ficou fácil atravessar. Acredito que os problemas que estamos tendo agora acabarão quando os motoristas se acostumarem aos semáforos", acrescentou.


Um ponto focal será instalado no canteiro central entre o cruzamento das avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Francisco Rodrigues Filho. 
"Vamos retirar um dos semáforos instalados na rotatória e colocá-lo no lugar para dar mais visibilidade ao motorista", garantiu Castilho.


O motorista Marcos Moraes, de 52 anos, afirmou que está descontente com as novas instalações. "Ficou muito ruim porque o trânsito aumentou muito e está carregado", disse. O estudante Guilherme Joaquim, 23, acredita que a instalação de semáforos ficou favorável apenas para os pedestres. "Levei cerca de cinco minutos para vir de ônibus do shopping para cá. O trânsito está horrível", destacou.


Fonte:Mogi News