sábado, 23 de julho de 2011

Reforçado policiamento no Centro


EM AÇÃO Agentes da Polícia Militar atuam na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, uma das mais movimentadas da Cidade


Renato de Almeida


A área central de Mogi das Cruzes deverá contar hoje com um reforço 15 agentes da Polícia Militar fazendo patrulhamento nas ruas. Isso porque, desde ontem, foi iniciada uma etapa prática do curso de formação de soldados da PM. A Cidade está recebendo, ao todo, uma turma de 30 alunos, sendo que o grupo foi dividido, para que metade vá às ruas às sextas-feiras e os demais aos sábados. Este estágio foi iniciado ontem, priorizando a segurança das regiões com maior concentração de comércios, como a Rua Dr. Deodato Wertheimer, e de agências bancárias, como a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. O objetivo da Corporação é reforçar o policiamento ostensivo, ao mesmo tempo em que oferece aos policias a oportunidade de exercer os conhecimentos adquiridos.


O período total de formação de um soldado é de 12 meses. A turma que está estagiando em Mogi realizou o módulo básico do curso, com duração de oito meses, em Pirituba, na Escola Superior de Soldados. Já na etapa atual - o módulo específico - as aulas estão sendo ministradas na sede do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), com atividades práticas e teóricas. Esta fase foi iniciada no último dia 4 e tem duração de quatro meses.


A tenente Brenda Benites de Castro Dias, oficial de Relações Públicas do CPAM-12, conta como funciona a operação realizada nas ruas. "Eles passarão, agora, pela rotina de um policial militar, o que chamamos de estágio operacional. Por mais que ainda estejam em fase de formação, já são agentes da Polícia e estão preparados para atender ocorrências. Além disso, têm a supervisão de um sargento-instrutor", diz.


"Eles fazem o patrulhamento a pé pelas ruas, realizam abordagens quando necessário e atendem as ocorrências que surgirem, ou seja, tudo o que um policial está acostumado a fazer", explica.


O capitão Joel Chen, também do CPAM-12, destaca a importância desta atividade, tanto para os novos soldados quanto para a população. "Durante o estágio, os alunos vão se aperfeiçoando e conquistando mais experiência operacional. Além disso, é um reforço na segurança oferecida à população, já que os estagiários são policiais praticamente prontos", avalia.


Ao mesmo tempo, 30 outros alunos estão cursando o módulo específico em Suzano, no 32º Batalhão, também atuando como estagiários no policiamento ostensivo, nas ruas deste município. A formatura dos novos soldados deverá ocorrer entre outubro e novembro e só então haverá a definição das cidades para as quais serão destacados, dentro da Grande São Paulo.


Fonte:O Diário de Mogi